Dissertações de Destaque

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Quadriênio 2021-2024

O teatro como instrumento prático de promoção de saúde: uma proposta de atuação pelo corpo sob a ótica psicanalítica

Autor: Roberto de Aguiar Junior
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Paula Parada

A dissertação “O teatro como instrumento prático de promoção de saúde: uma proposta de atuação pelo corpo sob a ótica psicanalítica”, de autoria do aluno Roberto de Aguiar Junior, apresenta uma proposta de trabalho baseada na resolução nº 101 lei 6.368/76 (ANVISA), voltada a implementação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS pela inclusão de atividades contra hegemônicas nas ações de promoção e cuidados à saúde, destacando, nesse caso, o uso da arte. Assim, a dissertação objetivou investigar o uso de dinâmicas teatrais como técnicas de grupo para promoção de saúde mental, visando observar possíveis expressões emocionais e fenômenos psicológicos emergentes durante as práticas com os pacientes em tratamento de reabilitação química e, assim desenvolver um programa de cuidados a essa população, fundamentado na expressão pela arte dramática.

Vinculado ao projeto de pesquisa “Demandas e atuações de saúde mental em contextos de atenção à saúde coletiva”, na linha de pesquisa 2, referente a saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais, observa-se que a dissertação se mostra aderente à área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG), relativa a saúde mental nos contextos institucionais, uma vez que o trabalho foi desenvolvido numa Associação para Auxílio de Dependentes Químicos, com as mulheres usuárias da instituição, que estavam internadas temporariamente para tratamento de reabilitação química. Em especial, destaca-se o produto técnico e tecnológico (PTT), advindo dessa dissertação. O PTT “Orientações para utilização do teatro como instrumento de promoção de saúde: dialogando com a arte e a psicanálise”, tem por finalidade apresentar orientações para utilização do teatro como ferramenta de trabalho em grupo para promoção da saúde, constituindo-se em uma nova ferramenta de trabalho aos psicólogos que atuam em promoção de saúde, ao sugerir a expressão não-verbal e verbal de conteúdos psíquicos, facilitando o autoconhecimento. Assim, atende à resolução sobre a implementação de PICS no sistema de saúde.

Para avaliação do aluno, na banca de defesa, foi convidada como avaliadora externa a Profa. Dra. Joana Filipa Afonso Monteiro, com expressiva atuação em trabalhos grupais e em teorias psicodinâmicas, como avaliadora interna, a banca contou com a Profa. Dra. Isabel Cristina Carniel, responsável pelo projeto de pesquisa “Práticas de reinserção social e de promoção da cidadania no contexto da saúde mental” no PPG.
O estudo desenvolvido pelo aluno em sua dissertação e o PTT dela advindo, têm se apresentado com potenciais contribuições científicas e tecnológicas, uma vez que gerou, até o momento, um artigo em periódico internacional.

A partir desse contexto, considera-se que o impacto do trabalho na sociedade pode ser considerável, ao mesmo tempo que leva ao cumprimento da missão do PPG, de transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira.

Programa de gerenciamento e controle do estresse com foco em atividade física: uma proposta com profissionais de saúde

Autor: Maria Fernanda Pinheiro da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni

A dissertação “Programa de gerenciamento e controle do estresse com foco em atividade física: uma proposta com profissionais de saúde”, de autoria da aluna Maria Fernanda Pinheiro da Silva, objetivou analisar a eficácia de um programa estruturado de psicoeducação e atividades físicas recreativas para gerenciamento e controle do estresse ocupacional.

Vinculado ao projeto de pesquisa “Intervenção psicossocial, com foco no estresse em trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho”, na linha de pesquisa 2, referente a saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais, observa-se que a dissertação se mostra aderente à área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG), relativa a saúde mental nos contextos institucionais, uma vez que o trabalho foi desenvolvido junto a instituições de saúde, um hospital de caridade e uma Unidade Básica de Saúde, com trabalhadores adultos, voltado a promoção e melhoria da saúde ocupacional. Em especial, destaca-se o produto técnico e tecnológico (PTT), advindo dessa dissertação. O PTT “Programa de gerenciamento e controle do estresse ocupacional com atividades multicomponentes: protocolo de aplicação”, tem por finalidade ser um protocolo detalhado, utilizando metodologias multicomponentes que possibilitam mudanças de atitudes e comportamentos nos trabalhadores, na direção de hábitos mais saudáveis.

Sabe-se que a saúde mental, em especial o estresse, necessitam de uma abordagem interdisciplinar e que a atividade física é um importante aliado nesse processo. Assim, um trabalho que englobe atividade física recreativa com conceitos da Psicologia, demonstra a interdisciplinariedade em ação e possibilitou um alcance significativo de resultados, como foi observado na análise dos dados realizada nessa dissertação.

Para avaliação da aluna, na banca de defesa, foi convidado como avaliador externo o Prof. Dr. Jose Claudio Jambassi Filho, Educador Físico e doutor em Educação Física, docente da Fundação Padre Albino e por se tratar de um trabalho que envolveu mudanças cognitivas, como avaliadora interna, a banca contou com a Profa. Dra. Marta Regina Goncalves Correia Zanini, responsável pelo projeto de pesquisa “A saúde mental, o desenvolvimento e as competências sociais em contextos educacionais e em situações adversas” no PPG.

O estudo desenvolvido pela aluna em sua dissertação e o PTT dela advindo, têm se apresentado com potenciais contribuições científicas e tecnológicas, uma vez que gerou um capítulo de livro, publicado em 2024, em uma obra que explora as interfaces da Psicologia com outras áreas. Também, a egressa tem utilizado o programa desenvolvido em suas atividades profissionais.

Considera-se que o PTT apresenta grande potencial para utilização, sobretudo com a entrada em vigor da nova Norma Regulamentadora - NR-1, que passa a abarcar entre as questões de segurança no trabalho, os aspectos relativos à promoção, prevenção e cuidados a saúde mental do trabalhador. A partir desse contexto, considera-se que o impacto do trabalho na sociedade pode ser considerável, ao mesmo tempo que leva ao cumprimento da missão do PPG, de transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira.

Estudo sobre a evasão em curso técnico em administração: uma proposta de intervenção grupal com foco em escolhas profissionais

Autor: Eleise Galter Andreoli Lotito
Orientador(a): Profa. Dra. Caroline Francisca Eltink

A dissertação “Estudo sobre a evasão em curso técnico em administração: uma proposta de intervenção grupal com foco em escolhas profissionais”, de autoria da aluna Eleise Galter Andreoli Lotito, objetivou compreender os fatores que levam alunos a se matricularem no curso técnico em Administração e elaborar um programa de intervenção grupal para esses alunos, focado na escolha profissional dos participantes e na permanência ou não no curso. Os cursos técnicos abordados no trabalho são oferecidos pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, uma respeitada instituição de ensino.

Vinculado ao projeto de pesquisa “Problemas de saúde mental no contexto educacional e seus efeitos nos processos de desenvolvimento humano”, na linha de pesquisa 1, referente a saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente, observa-se que a dissertação se mostra aderente à área de concentração do PPG, relativa à saúde mental nos contextos institucionais, uma vez que o trabalho foi desenvolvido junto a uma instituição de ensino, no caso o SENAC e voltado a adolescentes.

Em especial, destaca-se o produto técnico e tecnológico (PTT), advindo dessa dissertação. O PTT “Escolhas profissionais: guia prático de intervenção grupal para alunos de cursos técnicos de nível médio”, resultou da dissertação e tem por finalidade ser o protocolo detalhado de um programa de intervenção grupal, junto aos adolescentes que estão cursando os cursos técnicos, para prevenir a evasão escolar, um problema detectado pela instituição SENAC.

Para avaliação da aluna, na banca de defesa, foi convidada como avaliadora externa a Profa. Dra. Luciane Sa de Andrade, da Universidade de São Paulo e com experiência internacional no tema e, por se tratar de um trabalho que envolveu aspectos relativos a educação, como avaliadora interna, a banca contou com a Profa. Dra. Selma Aparecida Geraldo Benzoni, responsável pelo projeto de pesquisa “A educação sexual, nas instituições, como recurso para o desenvolvimento da saúde mental e sexual” no Programa de Mestrado Profissional.

O estudo desenvolvido pela aluna em sua dissertação e, em especial, o PTT dele advindo, foi prontamente absorvido pelo SENAC - SP e implantado, em nível estadual, em todos os cursos técnicos oferecidos pela instituição. A aluna, já como egressa, passou a ocupar a posição de coordenadora e capacitadora na implantação do programa, desenvolvido em sua dissertação, no SENAC - SP.

Considera-se que o PTT apresenta grande potencial para utilização, sobretudo por ter sido adotado pela instituição como recurso complementar aos cursos técnicos e pelos resultados parciais dessa implantação, que já estão sendo observados. Assim, partindo desse contexto, considera-se que o impacto do trabalho na sociedade está sendo considerável, ao mesmo tempo que leva ao cumprimento da missão do PPG, de transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira.

Criação e análise de um jogo de cartas para desenvolvimento da liderança não estressora

Autor: Andrea Richinho Silveira Cruz
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni

A dissertação “Criação e análise de um jogo de cartas para desenvolvimento da liderança não estressora”, de autoria da aluna Andrea Richinho Silveira Cruz, objetivou desenvolver e analisar um jogo de cartas como um instrumento de intervenção psicossocial para líderes, fundamentado nas teorias sobre liderança e estresse ocupacional, com o objetivo de promover atitudes saudáveis de liderança e melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.

Vinculado ao projeto de pesquisa “Intervenção psicossocial, com foco no estresse em trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho”, na linha de pesquisa 2, referente a saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais, observa-se que a dissertação se mostra aderente à área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG), relativa a saúde mental nos contextos institucionais, uma vez que o trabalho foi desenvolvido junto a contextos organizacionais, com o público adulto e voltado aos cuidados relativos ao desenvolvimento de ambientes de trabalho menos estressores.

Em especial, destaca-se o alinhamento do produto técnico e tecnológico (PTT), advindo de sua dissertação com o projeto de pesquisa e vinculado a critérios de formação discente do PPG. O PTT “Baralho do Líder Antiestresse“, tem por finalidade ser uma ferramenta no formato de um jogo estruturado, que possibilite aos profissionais de psicologia organizacional e de recursos humanos, trabalharem com líderes organizacionais o desenvolvimento de atitudes não estressoras à equipe.

Para avaliação da aluna, na banca de defesa, foi convidada como avaliadora externo a Profa. Dra. Vania Maria Jorge Nassif docente do PPG em Administração de Empresas da UNINOVE-SP e do PPGP em Administração da Fundação Getúlio Vargas-SP. Por se tratar de uma técnica voltada a educação e treinamento, como avaliadora interna, a banca contou com a Profa. Dra. Caroline Francisca Eltink, responsável pelo projeto de pesquisa “Problemas de saúde mental no contexto educacional e seus efeitos nos processos de desenvolvimento humano” no Programa de Mestrado Profissional.

O estudo desenvolvido pela aluna em sua dissertação e, em especial o PTT dela advindo, o “Baralho do Líder Antiestresse”, tem se apresentado com potenciais contribuições científicas e tecnológicas, uma vez que a aluna foi convidada para apresentar seu PTT no Programa de Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade da Fundação Getúlio Vargas – SP e, também, tão logo publicado foi adquirido pela rede de Supermercados Estrela de Presidente Prudente - SP, para ser integrado aos treinamentos de líderes no atendimento a nova Norma Regulamentadora - NR-1, que passa a abarcar entre as questões de segurança no trabalho os aspectos relativos a saúde mental.

Com a rápida inserção do PTT, advindo da dissertação, no mercado de materiais para treinamento de recursos humanos, já observado nos três primeiros meses após a defesa da aluna, considera-se que o impacto do trabalho na sociedade pode ser considerado como relevante, ao mesmo tempo que leva ao cumprimento da missão do PPG, de transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira.

Vivências de adolescentes no programa “preparação para o mundo do trabalho” – aspectos socioafetivos, profissionais e de gênero: contribuições winnicottianas

Autor: Ricardo Felipe Teodoro Garcia
Orientador(a): Profa. Dra. Selma Ap. Geraldo Benzoni

A dissertação “Vivências de adolescentes no programa “preparação para o mundo do trabalho” – aspectos socioafetivos, profissionais e de gênero: contribuições winnicottianas”, de autoria do aluno Ricardo Felipe Teodoro Garcia, objetivou analisar as mudanças sociais, emocionais e profissionais ocorridas no adolescente ao participar do programa “Preparação para o mundo do trabalho”, assim como examinar a diferença entre as percepções de gêneros masculino e feminino dos participantes. O programa “preparação para o mundo do trabalho é desenvolvido pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, uma respeitada instituição de ensino.

Vinculado ao projeto de pesquisa “A educação sexual, nas instituições, como recurso para o desenvolvimento da saúde mental e sexual”, na linha de pesquisa 1, referente a saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente, observa-se que a dissertação se mostra aderente à área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG), relativa a saúde mental nos contextos institucionais, uma vez que o trabalho se volta a atuação institucional, à linha de pesquisa, visto que foi realizada com o público adolescente, e ao projeto de pesquisa, abordando as questões de gênero atuantes nos processos educacionais.

Em especial, destaca-se o alinhamento do produto técnico e tecnológico (PTT), advindo de sua dissertação com o projeto de pesquisa e vinculado e critérios de formação discente do PPG. O PTT o baralho “Os Nós do Gênero no Trabalho”, foi resultante de uma lacuna observada na fala dos participantes de sua dissertação e tem por finalidade ser uma ferramenta que possibilita aos educadores fomentar discussões, com adolescentes, sobre as condutas respeitosas no ambiente de trabalho, refletindo sobre as informações discriminatórias e banalizadas do cotidiano, que ratificam a violência sexual e de gênero implícita e explícita.

Para avaliação do aluno, na banca de defesa, foi convidado como avaliador externo o Prof. Dr. Alexandre Patricio de Almeida da PUC-SP, docente que tem se destacado em trabalhos voltados a psicanálise de base winnicottiana e, como avaliadora interna, a Profa. Dra. Caroline Francisca Eltink, responsável pelo projeto de pesquisa “Problemas de saúde mental no contexto educacional e seus efeitos nos processos de desenvolvimento humano” no PPG.

O estudo desenvolvido pelo aluno em sua dissertação e, em especial o PTT dele advindo, o baralho “Os Nós do Gênero”, tem se apresentado com potenciais contribuições científicas e tecnológicas, uma vez que o aluno, agora egresso, em seu trabalho no SENAC – SP, atua como multiplicador do programa de cultura de paz e sexualidade e gênero e o PTT está sendo analisado pela instituição de ensino que o aluno atua, para implantação como recurso didático-pedagógico nos programas de “Preparação para o mundo do trabalho”, servindo assim como ferramenta que possibilitará o cumprimento da missão do PPG, de transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira.