Alunos em Destaque

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Tais Elene Junqueira Neme

A egressa Tais Elene Junqueira Neme, ao iniciar o Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG), foi alocada no projeto “Práticas de reinserção social e de promoção da cidadania no contexto da saúde mental”, no qual desenvolveu a dissertação “Acompanhamento terapêutico em grupo: um estudo sobre reabilitação psicossocial e reinserção social no tratamento especializado de usuários de álcool e outras drogas”, bem como o produto técnico tecnológico “Acompanhamento terapêutico em grupo para dependentes químicos: protocolo de aplicação”.

Uma vez tendo iniciado como aluna no PPG, foi contratada pela Faculdade Anhanguera como docente para diversas disciplinas, em especial a disciplina de “Psicologia Ciência e Profissão” e supervisão de estágio em Psicologia Social, essas diretamente vinculadas à área de concentração do PPG. No ano seguinte a sua defesa e titulação como mestre profissional, em 2024, a egressa foi contratada pela Universidade Paulista – UNIP, como docente no curso de graduação em Psicologia do campus Ribeirão Preto - SP, onde continua como docente responsável pela disciplina de “Psicologia, Ciência e Profissão” e supervisão de estágios relacionados a “Práticas Psicológicas no Acompanhamento Terapêutico”, supervisão de estágio essa diretamente relacionado à sua dissertação e produto técnico e tecnológico advindo da dissertação defendida no PPG. A egressa, também na UNIP, supervisiona estágios de “Plantão Psicológico” e “Psicodiagnóstico Interventivo”.

Em seu primeiro ano de formada, publicou em conjunto com docentes e colegas de sua turma, o artigo “Técnicas grupais em saúde mental: articulação criativa à expansão da expressão”, na revista Mosaico (Qualis A4).

Desde seu período como aluna, participa do Fórum de Saúde Mental e da Luta Antimanicomial no município de Ribeirão Preto - SP. Tem realizado frequentemente entrevistas e podcasts, em suas redes sociais, sobre assuntos relacionados à saúde mental, todos com os cuidados éticos e técnico-científicos orientados na sua formação enquanto mestre profissional.

Andrea Richinho Silveira Cruz

A egressa Andrea Richinho Silveira Cruz, ao iniciar o Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG), foi alocada no projeto “Intervenção psicossocial, com foco no estresse em trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho”, no qual desenvolveu a dissertação “Criação e análise de um jogo de cartas para desenvolvimento da liderança não estressora” e o produto técnico e tecnológico “Baralho do Líder Antiestresse”.

Uma vez que, mesmo antes de iniciar como aluna no PPG, já atuava no SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, na unidade de Franca – SP, com o cargo de Monitor de Educação Profissional, potencializou suas atividades nessa instituição de ensino como docente no Programa de Aprendizagem e nos cursos de Administração e Recursos Humanos, coordenando estágios em Administração e Recursos Humanos. Tornou-se, também multiplicadora do “Jeito Senac de Educar”, “Trabalho por Projetos” e “Programa de Integração de Novos Cursos”, todos programas do SENAC SP, treinando docentes sobre a prática pedagógica.

Após concluir o Mestrado, a egressa recebeu o cargo de coordenadora no curso de Administração do Centro Paula Souza – ETEC Intercomplementar, instituição na qual já atuava como professora.
Em decorrência de sua dissertação e PTT, foi convidada pela avaliadora externa em sua banca de defesa, a apresentar e aplicar seu produto técnico e tecnológico, o “Baralho do Líder Antiestresse” no Programa de Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade da Fundação Getúlio Vargas – SP, o que foi realizado no mês de abril de 2025.

Seu produto técnico e tecnológico, advindo da dissertação, foi publicado em 2025 como parte integrante do E-book “O Líder Antiestresse”, de sua autoria e de seu orientador (ISBN – 978-65-6036-849-1).
Durante sua permanência como aluna, a egressa recebeu o prêmio “Aluna Cristiane Feierabend” como um dos 10 melhores trabalhos apresentados no II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental, trabalho esse denominado “Estresse ocupacional e bem-estar: um recorte da cidade de Franca (SP) em comparação com o Brasil” e que foi publicado em 2024 na Prometeica: Revista de Filosofia e Ciências (Qualis A4). Também, enquanto aluna, seu produto técnico e tecnológico relativo à sua dissertação, foi apresentado no III Congresso Internacional de Mestrado Profissionais em Psicologia e contemplado com o prêmio de primeiro lugar no eixo Fatores Psicossociais em Contextos de Trabalho, sendo que o capítulo em e-book, advindo dessa premiação, encontra-se no prelo.

Desde seu período como aluna, atua na área de consultoria em Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, ministrando cursos de Lideranças em empresas de Franca - SP e região, o que foi incrementado a partir de sua formação como Mestre Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental.

As atividades da egressa, tanto enquanto aluna do PPG, como na condição de egressa, se articulam diretamente com a área de concentração do PPG, focada na saúde mental nos contextos institucionais, com a linha de pesquisa 2, de saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais e com o projeto de pesquisa do PPG, denominado “Intervenção psicossocial, com foco no estresse em trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho”, sob responsabilidade de seu orientador Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni e ao qual a egressa ficou alocada durante sua formação.

Observa-se que a destacada atuação desta egressa corrobora a missão do PPG de transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira.