Estratégia em Redes

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Ementa
Esta disciplina apresenta as principais teorias em estratégia aplicadas às redes de negócios, sendo estruturada em três blocos. O primeiro compreende os fundamentos de estratégia empresarial, abordando a visão baseada na indústria, a visão baseada em recursos e a visão baseada nas instituições. O segundo envolve os relacionamentos em redes, nisto, a análise de stakeholders e do ambiente, alianças estratégicas e a teoria da agência. O terceiro compreende as perspectivas teóricas em redes de franquias; internacionalização e empreendedorismo.
Bibliografia
BARNEY, J.; HESTERLY, W. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2008. cap. 3., p.63-90.
DANT, R; GRÜNHAGE, D. International Franchising Research: Some Thoughts on the What, Where, When, and How. Journal of Marketing Channels, v.21, n. 3, p.124-132, 2014.
DANT, R.; GRUNHAGEN, A.; WINDSPERGER, J. Franchising research frontiers for the twenty-first century. Journal of Retailing, v.87, n. 3, p.253-268, 2011.
GUERRA, Alexandre F. Relacionamentos, incentivos e conflitos em franquias in: MELO, Pedro L.R.; ANDREASSI, Tales. Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização. SP: Cengage, 2012, p.55-88.
HITT, M.; IRELAND, R.; HOSKISSON, R. Administração Estratégica. São Paulo: Cengage, 2011, cap 9, p.244-272.
KISTRUCK, G. et al. Microfranchising in base-of-the-pyramid markets: institutional challenges and adaptations to the franchise model. Entrepreneuship Theory and Practice, v.35, n. 3, p.503-531, 2011.
MELO, Pedro L.R.; BORINI, Felipe M.; CUNHA, Julio A.C. Percepções de Valor e Elementos Estruturantes das Microfranquias. RAC, v.18(3), p.328-350, 2014.
MELO, Pedro L.R.; BORINI, Felipe M.; OLIVEIRA JR, Moacir M.; PARENTE, Ronaldo C. Internationalization of Brazilian Franchise Chains: A Comparative Study. RAE, v.55 (3), p.258-272, 2015.
MELO, Pedro L.R.; BORINI, Felipe M.; OLIVEIRA JR, Moacir M.; PARENTE, Ronaldo C. International Analysis of the Countries in which Brazilian Franchise Chains Operate. RAUSP, v.50 (1), p.26-39, 2015.
PENG, M.; SUN, S.; PINKHAM, B.; CHEN., H. The institution-based view as a third leg for a strategy tripod. Academy of Management Perspectives, 23 (3), 2009, p.63-81.
PORTER, M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1986. cap 1., 3-35.
STONER, J.; FREEMAN, R. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 199, cap 3, p.44-67.