Didática do Ensino Superior I

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Ementa
Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula.
Bibliografia
ABDALLA, M.F.B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
ANASTASIOU, L.G.C. ; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville (SC): Univille, 2003.     
GIL, A.C. Didática do ensino superior. 1ed. 8ª reimp. São Paulo: Atlas, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C.C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MASETTO, M. T. Docência na universidade. 10. ed. Campinas (SP): Papirus, 2009.
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U, 2013.
PIMENTA, S.G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária - caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. 4.ed. .1ªreimp. São Paulo: Cortez, 2012.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
TEODORO, A.; VASCONCELOS, M.L. Ensinar e aprender no ensino superior. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2013.