Avaliação de Aprendizagem

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar
Cursos Superiores Tradicionais

RENDIMENTO ESCOLAR

A apuração do rendimento escolar é feita por atividades, conforme as exigências curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para cada disciplina.
Cabe ao professor a atribuição de duas notas de avaliação (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com pesos iguais na composição da Média Semestral (MS) de cada atividade ou disciplina. Assim:

              NP1 + NP2
MS = __________ .
                     2

CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO

Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, das atividades ou disciplinas semestrais avaliadas por notas de 1(um) a 10 (dez) são os seguintes:
a) Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado com média final igual a MS;
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX;
III - Após o exame, a média final (MF) será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim:

               MS + EX
MF = ____________.
                    2
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado;
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado;
VI - O aluno reprovado ficará sujeito ao regime de dependência.

b) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.

c) O desempenho do aluno, nas atividades e disciplinas avaliadas por meio de notas, é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos) quando a média resultar em mais de uma casa decimal. Quando a MS for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete), a MS será arredondada para 7,0 (sete). Quando a MF for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MF será arredondada para 5,0 (cinco).

d) Para todos os cursos presenciais de bacharelado e licenciatura, a avaliação de qualquer disciplina ou atividade oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) seguirá o mesmo critério utilizado para as demais atividades ou disciplinas presenciais.
e) Nas atividades e disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas, serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

f) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.

g) Para as Atividades Complementares (AC), Atividades Práticas Supervisionadas (APS), Estudos Disciplinares
(ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

h) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho.

Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada atividade ou disciplina, da seguinte forma:

               3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG
MS = _________________________ .
                                    10
i) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Não será utilizada para calcular a média de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), quando exigidas por seu curso, que constarão de atividades de Biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas.
Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
Para o primeiro semestre de cada curso a APS poderá contemplar atividades de nivelamento.
Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
A comprovação da realização das APS, em cada semestre, será feita mediante a entrega ou postagem do trabalho acompanhado da Ficha de Supervisão da APS.

ESTUDOS DISCIPLINARES

Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

Faça download do Manual de Estudos Disciplinares 2021.1 PDF