Avaliação de Aprendizagem
Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar
      Cursos Superiores Tradicionais
  RENDIMENTO ESCOLAR
A apuração do  rendimento escolar é feita por atividades, conforme  as exigências curriculares, abrangendo os  aspectos de frequência e aproveitamento. 
          Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar  exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e  demais atividades programadas para cada disciplina.
          Cabe ao  professor a atribuição de duas notas de avaliação (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com pesos iguais na  composição da Média Semestral (MS) de cada atividade ou disciplina. Assim: 
               NP1 + NP2
          MS = __________ .
                               2 
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO
Os critérios  de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento  escolar, das atividades ou disciplinas semestrais avaliadas por notas de 1(um)  a 10 (dez) são os seguintes: 
          a) Frequência mínima de  75% (setenta e cinco por cento); 
          I - Se a média semestral (MS) for igual  ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado com média final igual a MS; 
          II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o  aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX; 
          III  - Após o exame, a média final (MF) será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim:
        
                MS + EX
          MF =   ____________.
                              2
          IV - Se MF for igual ou maior que 5,0  (cinco), o aluno estará aprovado; 
          V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o  aluno estará reprovado; 
          VI - O aluno reprovado ficará sujeito ao regime de dependência. 
b) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
c) O desempenho do aluno, nas atividades e disciplinas avaliadas por meio de notas, é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos) quando a média resultar em mais de uma casa decimal. Quando a MS for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete), a MS será arredondada para 7,0 (sete). Quando a MF for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MF será arredondada para 5,0 (cinco).
d) Para todos  os cursos presenciais de bacharelado e licenciatura, a avaliação de qualquer disciplina ou atividade oferecida pela  modalidade de educação a distância (MD) seguirá o mesmo critério  utilizado para as demais atividades  ou disciplinas presenciais. 
          e) Nas atividades e disciplinas cursadas em regime de  Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas,  serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo  da MF. 
f) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
g) Para  as Atividades Complementares (AC), Atividades Práticas  Supervisionadas (APS), Estudos Disciplinares
          (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será  atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).
h) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho.
Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada atividade ou disciplina, da seguinte forma:                3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG
          MS =   _________________________  .
                                              10
          i) Quando  a Avaliação  Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para  compor a média de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno  está matriculado. Não  será utilizada para calcular a média de  disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de  disciplinas optativas ou eletivas.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), quando exigidas por seu curso,  que constarão de atividades de Biblioteca (frequência e  utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de  experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo  professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal  ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas  aulas.
          Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os  seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas. 
          Para o primeiro semestre de cada curso a APS poderá contemplar  atividades de nivelamento. 
          Em cada  semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS definida  para seu curso. Será atribuído um conceito semestral  (Aprovado ou Reprovado) às APS. 
          A comprovação da realização das APS, em cada semestre, será feita  mediante a entrega ou postagem do trabalho acompanhado da Ficha de Supervisão  da APS.
ESTUDOS DISCIPLINARES
 Os Estudos  Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de  graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de  formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
          A carga  horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando  suas especificidades.
          Os ED  utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento  das competências e habilidades para sua área de formação.
          Os Estudos  Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial  e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia  de Informação e Comunicação da UNIP.
          A avaliação  de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do  seu aproveitamento nas diferentes atividades.