Biologia e ecologia aplicada a organismos aquáticos de água doce

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP é nota 5 na CAPES
Siga o Programa nas redes sociais:

Ementa:

A disciplina pretende ministrar fundamentos da biologia e ecologia de organismos aquáticos de água doce a luz da saúde única, expandindo a abrangência de suas capacidades técnicas para a pesquisa in situ e ex situ. São abordadas as seguintes temáticas: A água como meio e a biota aquática; os ecossistemas aquáticos; as principais populações e comunidades do meio aquático; Comparar os organismos de água doce com os marinhos, ressaltando as estratégias e adaptações das populações de água doce; Apresentar diferentes tipos de estudos teóricos e aplicados que podem ser realizados com espécies de água doce, tanto em Ecologia Teórica quanto na Ecologia Aplicada que considerem parcerias inclusivas e sustentáveis, pesquisas colaborativas, transdisciplinares e que considerem a saúde indissociável de seres humanos, animais e meio ambiente; Desenvolver trabalhos práticos com populações de água doce de ecossistemas próximos (riachos, rios e lagos) ou experimentais como aplicação dos conhecimentos teóricos e oportunidade de aprendizagem das metodologias abordadas.

Bibliografia:

Adams, MS. Biological indicators of aquatic ecosystem stress. American Fisheries Society, Bestheda. 644p., 2002.
Baldisserotto, B.; J.E.P. Cyrino e E.C. Urbinati. 2014. Biologia e Fisiologia de Peixes Neotropicais de Água Doce. Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão [FUNEP], Jaboticabal. SP.
Di Giulio, R.T. Hinton, D.E. The toxicology of fishes. CRC Press, Boca Raton, 1023p., 2008.
Esteves, F.A. 2011. Fundamentos de Limnologia. Editora Interciência, Rio de Janeiro, RJ.
Jorgensen, S.E., Costanza, R., XU, F.L. (eds.) Handbook of ecological indicators for assessment of ecosystem health. CRC Press, Boca Raton, 514p, 2009.
Lowe-McConnell, R.H. 1999. Estudos Ecológicos de Comunidades de Peixes Tropicais. Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, São Paulo, SP.
Moss, B.R. 2017. Ecology of Freshwaters: A View for the Twenty First Century. 4th. Ed., Wiley-Blackwell, 482 p. (E-Book-Digital).
Roche, K.F., e O. Rocha. 2005. Ecologia Trófica de Peixes. Editora RiMa Ltda., São Carlos, SP.