Laboratório de Extensão e Pesquisa em Administração - LEPq

A Universidade Paulista conta com eficiente infraestrutura administrativa que oferece total apoio para revisão, organização didática, acompanhamento dos prazos de depósito de dissertações e teses e outras atividades administrativas. A UNIP possui uma estrutura de laboratórios de pesquisa que suporta atividades de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado. No Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP, os alunos e a comunidade acadêmica local podem usufruir do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Administração - LEPq.

Laboratório de Extensão e Pesquisa em Administração - LEPq

O laboratório está equipado com infraestrutura adequada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos destinados aos alunos, professores e pesquisadores do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração da UNIP (PPGA). Além disso, com o objetivo de ampliar a inserção e impacto sociais e culturais do PPGA, o LEPq atende também à comunidade local, possibilitando que estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior utilizem os equipamentos e recursos disponíveis. Esses recursos incluem:

  1. Dois computadores com acesso à internet, às bases internacionais de artigos científicos e dados, além de softwares de gestão de referências bibliográficas e de análise dos dados;
  2. Materiais de consumo (papel, tinta etc.);
  3. Materiais permanentes (mobiliário, equipamentos, instrumentos etc.).

Ademais, entre os objetivos do LEPq, inserem-se:

  1. Proporcionar, prioritariamente, a realização de aulas de reforço, monitoria, reuniões de orientações, pesquisas acadêmicas, entre outras atividades relacionadas;
  2. Apoiar o desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa ligados aos cursos de mestrado e doutorado em Administração;
  3. Atender à comunidade, sem que haja prejuízos ou impedimento às atividades pedagógicas;
  4. Executar as atividades estabelecidas por parcerias e/ou convênios do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UNIP) com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, visando a melhoria contínua das atividades de ensino e pesquisa.

O Laboratório de Extensão e Pesquisa em Administração - LEPq conta com o apoio da Universidade Paulista e com os recursos das bolsas de produtividade de seus professores-coordenadores, sendo:

Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq

Título do projeto financiado: Difusão da cultura de safety entre empresas de manutenção aeronáutica: uma análise a partir da utilização da abordagem de social network analysis.

Resumo: No intuito de garantir a segurança de voo, as empresas de manutenção aeronáutica precisam desenvolver processos de planejamento, coordenação e controle das atividades relacionadas às operações de manutenção, porque a segurança no voo começa com a segurança da manutenção em solo. Diante desse desafio, as organizações de manutenção aeronáutica (OMAs) buscam práticas e ferramentas envolvidas na implementação de Sistemas de Gestão de Safety (Safety Management Systems - SMS), com o objetivo de reduzir riscos e garantir a aeronavegabilidade (medida da adequação de uma aeronave para um voo seguro). Os SMS estão diretamente associados à cultura e às práticas de safety, que são desenvolvidas internamente nas organizações, mas que não são espontaneamente transmitidas entre elas. Embora exista uma vasta literatura científica sobre safety, poucas pesquisas têm investigado sua difusão entre organizações de um mesmo setor. Tendo como base a Teoria da Difusão da Inovação, Teoria de Redes e utilizando uma abordagem de Social Network Analysis, este projeto tem como objetivo, propor um modelo de difusão de safety em um setor cuja aplicação de práticas de segurança tem impacto significativo não só para os resultados das operações das OMAs o compõem, mas também para a sociedade e o governo.

Prof. Dr. Victor Silva Corrêa

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq

Título do projeto financiado: A influência da Imersão em Reciprocidade e Redistribuição ao desenvolvimento de empreendimentos entre 3 e 42 meses do estado de São Paulo.

Resumo: A população de São Paulo pode ser considerada empreendedora. Segundo dados da Junta Comercial Paulista (Jucesp), somente em 2021 mais de 288 mil empresas foram constituídas no estado, maior número registrado desde 1998 quando os dados começaram a ser registrados. Em termos demográficos, mais de seis milhões de paulistas, aproximadamente 14% da população do estado, possuem empreendimentos entre três e 42 meses, denominadas novos, segundo inferência elaborada a partir do Global Entrepreneurship Monitor. Na esteira destes dados positivos se insere, contudo, cenário ainda hoje desolador. Cerca de 1/3 dos empreendimentos encerram suas atividades até o 2º ano de funcionamento, 60% até o 5º ano, conforme dados do Sebrae e do IBGE, respectivamente. Este projeto de pesquisa se insere na essência deste contexto. Busca investigar como ocorre o desenvolvimento de empreendimentos novos, ampliando a compreensão de fatores socioestruturais, ainda inexplorados por pesquisadores da Administração no Brasil, capazes de impactar seu desenvolvimento. Serão utilizadas literaturas sobre imersão e estruturas sociais (reciprocidade e redistribuição) para sustentar as reflexões. A estratégia de pesquisa será qualitativa. As unidades empíricas serão formadas por empresas do setor de serviços, que respondem por 64% das companhias criadas no país. As unidades de observação serão os empreendedores do estado de São Paulo. Espera-se que os resultados permitam contribuições teóricas e empíricas. No âmbito teórico, ao projetar luzes para reflexões derivadas da associação entre imersão e estruturas sociais. No contexto empírico, ao permitir subsídios capazes de fomentar o desenvolvimento de programas de formação empreendedora, em especial aqueles desenvolvidos por entidades de apoio e capacitação empresariais.

Documento que estabelece diretrizes e normas para o funcionamento seguro e eficiente do Laboratório.
Faça download do Regulamento Interno do Laboratório PDF

Telefone: (11) 5586-4040
Endereço: Rua Doutor Bacelar, 1212 – 4º andar - Mirandópolis – São Paulo/SP – CEP: 04026-002
E-mail: pgadministracao@unip.br