Ano Letivo de 2025 (Segundo semestre)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o segundo semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 24 de junho a 31 de julho de 2025.
A inscrição será realizada somente on-line.
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da Cédula de Identidade (preferencialmente) ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
 - Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
 - Cópia do CPF;
 - Cópia do Histórico Escolar do(s) curso(s) de graduação;
 - Cópia frente e verso do(s) Diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
 - Cópia do Histórico Escolar do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
 - Cópia frente e verso do Diploma do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
 - Curriculum Vitae documentado (de preferência, Lattes);
 - Taxa de Inscrição (*);
 - Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
 - Cópia da dissertação do Mestrado, em formato PDF, para candidatos ao Doutorado.
 
(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
            Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção.
            O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.
O Candidato deverá também:
l) Manifestar, em declaração anexa aos documentos, a opção por uma Linha de Pesquisa e um Projeto de Pesquisa do Programa. 
            m) Elaborar um texto descrevendo as principais contribuições que poderá dar ao Projeto de Pesquisa escolhido. O texto, com no máximo 04 (quatro) páginas, será a proposta do Projeto de Pesquisa do candidato e deverá conter:
- nome;
 - descrição da contribuição;
 - justificativa, isto é, qual a importância da contribuição e aderência ao Projeto do Programa;
 - descrição sucinta das atividades necessárias para se implementar a contribuição ao Projeto de Pesquisa do Programa;
 - cronograma das atividades;
 - referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT.
 
n) O candidato ao Doutorado, além de elaborar o texto mencionado no item anterior, deverá apresentar sua proposta oralmente durante a entrevista, preferencialmente com o auxílio de projeção. A apresentação deverá ter duração estimada de 10 minutos.
            o) A proposta apresentada pelo aluno é orientativa e não necessariamente definitiva.
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
p) Cópia do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)/Registro Nacional Migratório (RNM)  ou documento comprobatório de  permanência regular no Brasil;
            q) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/celpebras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
 r)Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
            s)Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste Edital.
Os candidatos deverão enviar as cópias digitais da documentação listada, em formato PDF, para o e-mail: ppgep@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.
A seleção do Mestrado e Doutorado compreende:
Etapa I - Eliminatória
            A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
            A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato 
Etapa II - Prova Escrita
            Apenas para os candidatos com a inscrição validada na Etapa I
Etapa III - Entrevista
            Entrevista e apresentação dos Projetos de Pesquisa para os candidatos que compareceram à Etapa I.
IMPORTANTE:
- O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo, mesmo que por motivo devidamente justificado, estará desclassificado.
 - Para assegurar sigilo e igualdade de oportunidades, é fundamental a atenção e obediência às solicitações de documentos e conteúdos, rigorosamente nos prazos previstos.
 - As etapas do Processo de Seleção serão realizadas à distância, por meio de videoconferência ou outra tecnologia de transmissão síncrona de som e imagem.
 - A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados.
 - Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
 
ETAPA I - INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
            De 24 de junho a 31 de  julho de 2025.
            A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado. 
ETAPA II - EXAME DE SELEÇÃO - Prova Escrita
            Dia 04 de agosto de 2025 (segunda-feira), das 09 às 12 horas – Prova escrita
            O link para a prova escrita on-line será enviado por e-mail aos candidatos selecionados para esta Etapa. 
ETAPA III – ENTREVISTAS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I E II
            Dia 05 de agosto de 2025 (terça-feira), das 09 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas - Entrevista e apresentações dos Projetos de Pesquisa.
RESULTADO DE SELEÇÃO
            Dia 06 de agosto de 2025 (quarta-feira), a  partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados.
As matrículas definitivas deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria do Programa no período de 07 e 08 de agosto de 2025, ocasião em que o candidato deverá:
- Apresentar os seguintes documentos originais:
              
- Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
 - Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
 - Certidão de Nascimento ou Casamento;
 - Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
 - Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
 - Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
 - Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
 - 2 fotografias 3x4 (recentes);
 
 - Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)/Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
 - Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
 - Histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
 - Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
 
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
 - Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre;
 - Retirar o boleto para pagamento da matrícula.
 
Endereço da Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP:
            Rua Doutor Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino – São Paulo – SP - CEP: 04026-002
            Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min (exceto feriado) 
            Secretária do Programa: Aline Nascimento
            Telefone: (11) 5586-4145
INÍCIO DAS AULAS
            Dia 11 de agosto de 2025 (segunda-feira).
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o segundo semestre letivo de 2025 está disponível na página do Programa, na seção >Candidato/Aluno/Egresso >Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES, e pode ser acessado neste link.