Apresentação

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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O Programa

O objetivo geral do Programa é aperfeiçoar a formação de pessoal em nível stricto sensu, capacitando-os para pesquisa, análise, produção e aplicação do conhecimento adquirido na área de Administração, em geral, e na área de concentração do programa (Redes Organizacionais), em particular, atendendo às demandas do país e da sociedade como um todo. Ao buscar isto, o PPGA pretende, por um lado, suprir demanda de pesquisadores egressos ou procedentes de outras instituições que buscam aprofundar suas reflexões teóricas, metodológicas e/ou empíricas sobre Redes Organizacionais, e atender, por outro, às necessidades de desenvolvimento dos programas da Pós-graduação Stricto Sensu da UNIP.

Público-alvo

Profissionais formados na área de Administração ou em outras áreas (engenharia, psicologia, comunicação, direito, dentre outras), mas cujo interesse seja na pesquisa de assuntos relacionados com Administração, Gestão e Organizações.

Mestrado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005 de 21 de março de 2005, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 2.642 de 27 de julho de 2005, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 163/2005 de 08 de junho de 2005. Homologado pela Portaria Ministerial de número 609 de 14 de março de 2019, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 487/2018 de 09 de agosto de 2018, conforme publicação no Diário Oficial da União de 18 de março de 2019, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 63 e 66.

Doutorado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com a Comissão de Avaliação da área e julgado pelo CTC/CAPES, na sua 194ª Reunião, que aconteceu no período de 11 a 15 de maio de 2020. Reconhecido pela Portaria Ministerial de número 576 de 07 de julho de 2020, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 350/2020 de 30 de junho de 2020, conforme publicação no Diário Oficial da União de 09 de julho de 2020, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 130.

O Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista iniciou suas atividades em 1997 e foi recomendado pela CAPES em 2005, com a Área de Concentração voltada para “Estratégia e seus Formatos Organizacionais”. O propósito estava em analisar, estudar e propor teorias e modelos de estratégia e de redes organizacionais, em suas várias dimensões. Buscava pesquisar e debater teorias e práticas de empresas, associações, ONGs e governos para contribuir com o conhecimento e aprimoramento da gestão. Duas linhas de pesquisa foram construídas: “Estratégia Organizacional” e “Gestão em Redes de Negócios”. Desde então, o Programa tem se adequado e se aprimorado, seguindo as orientações e recomendações da Comissão de Área da CAPES para oferta de um curso de qualidade, formador de professores e pesquisadores atualizados e capacitados para o mercado de trabalho, e que atendam às demandas da sociedade e do país. A linha de pesquisa “Estratégia Organizacional” tratava da conciliação entre o ambiente externo e os recursos internos, estudando o modo como as organizações encaram e respondem às situações com as quais são confrontadas. Os projetos de pesquisa foram agrupados em três temas centrais: estratégia competitiva, estratégia de internacionalização e empreendedorismo. Eles se encontravam alinhados com as divisões reconhecidas pelo SMS - Strategic Management Society e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estratégia do Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) - EnANPAD. A linha de pesquisa “Gestão em Redes de Negócios” tratava de analisar, criticar e ampliar os conceitos de redes. Tendo em vista as novas configurações de cooperação, interdependência e competição, visava desenvolver metodologias para identificar, acompanhar e avaliar os processos e o desempenho das redes nas suas várias manifestações. Os projetos de pesquisa foram agrupados nos temas de abordagem social e abordagem econômica em redes de negócios, alinhados com divisões de redes reconhecidas pela Academia em trabalhos como Granovetter (1985), Nohria & Eccles (1992) e Castells (2005).

Visando atender às recomendações da Comissão de Área da CAPES, o Programa iniciou em 2015 uma fase de transição, aprimorando sua Área de Concentração e suas Linhas de Pesquisa para o quadriênio 2017-2020. No quadriênio 2013-2016, como já salientado, a Área de Concentração do Programa foi “Estratégia e seus Formatos Organizacionais”, com duas Linhas de Pesquisa: “Estratégia Organizacional” e “Gestão em Redes de Negócios”. No quadriênio 2017-2020, propôs-se como Área de Concentração “Redes Organizacionais”.

Em sua nova configuração, surgiram novas linhas de pesquisa. A abordagem econômica de redes organizacionais resultou na linha de pesquisa “Estratégias e Operações em Redes”, que afirma que as redes são arranjos de organizações com o objetivo de diminuir os custos e a dependência de recursos das empresas. Desta forma, tanto a rede quanto cada organização poderão obter vantagens competitivas. Dentro desta abordagem, encontram-se estudos de estratégias, cadeias, clusters e operações nas redes. A abordagem social de redes organizacionais resultou na linha de pesquisa “Abordagens Sociais nas Redes”, que afirma que cada rede, seja qual for seu objetivo e sua natureza, contém uma teia de relações sociais que dirige, influencia e determina as ações, os processos, as estratégias, as decisões e os comportamentos dos atores. Mudanças nessa teia alteram os processos, a governança e os resultados das redes. Os estudos nesta área buscam correspondências entre as relações sociais e outras variáveis da rede, como estratégia, inovação, práticas de produção, governança, conteúdo, estrutura, dinâmica e resultados.

Nos últimos anos, o Programa vem trabalhando para atualizar seu NDP, realizando a seleção pesquisadores com alto potencial de pontuação, inserção internacional e desenvolvimento de trabalhos na Área de Concentração de Redes Organizacionais. Os professores líderes das linhas de pesquisa  realizam agenda de encontros regulares para discutir trabalhos acadêmicos (principalmente internacionais), debater o desenvolvimento de artigos e pesquisas e planejar as disciplinas e orientações dos alunos. Uma proposta pedagógica coesa foi consolidada, visando a formação de mestres em sintonia com as demandas atuais da área de Administração. Foi reforçado o elo das atividades às linhas de pesquisa, solidificando as iniciativas propostas anteriormente e em consonância com as orientações e recomendações da Comissão de Área da CAPES.

Alguns números ajudam a ilustrar a história recente do Programa:

  • 2013: realizadas 6 bancas de Qualificação e 6 de defesa da Dissertação.
  • 2014: realizadas 7 bancas de Qualificação e 9 de defesa da Dissertação.
  • 2015: realizadas 12 bancas de Qualificação e 5 de defesa da Dissertação.
  • 2016: realizadas 32 bancas de Qualificação e 27 de defesa da Dissertação.
  • 2017: realizadas 14 bancas de Qualificação e 18 de defesa da Dissertação.
  • 2018: realizadas 15 bancas de Qualificação e 14 de defesa da Dissertação.
  • 2019: realizadas 13 bancas de Qualificação e 17 de defesa da Dissertação.
  • 2020: realizadas 19 bancas de Qualificação e 8 de defesa da Dissertação.
  • 2021: realizadas 14 bancas de Qualificação e 25 de defesa de Dissertação.

100% de alunos contemplados com bolsa de 50% na mensalidade, além de 06 bolsas PROSUP - modalidade taxa e 02 bolsas PROSUP- modalidade bolsa.

Em 2020, o Programa aprovou o doutorado em Administração. O curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com a Comissão de Avaliação da área e julgado pelo CTC/CAPES, na sua 194ª Reunião, que aconteceu no período de 11 a 15 de maio de 2020.

Em 2021, o curso de Doutorado entrou em atividade com o ingresso de quatro alunos, sendo um no primeiro semestre e três no segundo semestre.

Reitora: Sandra Rejane Gomes Miessa
Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Secretária de Pós-Graduação Stricto Sensu: Vera Lúcia Carlos Maia
Coordenação: Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Victor Silva Corrêa
Secretaria: Aline Nascimento
Telefone: +55 11 5586-4040
E-mail: pgadministracao@unip.br

Área de concentração: Redes organizacionais

Busca criticar e ampliar os conceitos de redes, desenvolvendo teorias e modelos para identificar, acompanhar e avaliar o desempenho das redes nas suas diversas manifestações. Tais redes podem ser investigadas a partir de vários níveis de análise. Quando relacionado ao objeto de análise, por exemplo, a literatura enfatiza, entre outras possibilidades, a análise da organização isolada, as díades e as cadeias, para compreensão das redes das quais fazem parte, assim como a rede como um todo. Em âmbito teórico, a literatura salienta duas abordagens principais: (1) Social e (2) Econômica, que dão origem às duas linhas de pesquisa do PPG : “Abordagens Sociais nas Redes” e “Estratégias e Operações em Redes”.

Linha 1: Estratégias e Operações em Redes

No contexto da linha de pesquisa "Estratégia e Operações em Redes", são explorados os aspectos econômicos e competitivos inerentes às redes de negócios. Esta linha foca em projetos de pesquisa que aprofundam tais especialidades entre seus pesquisadores. Os principais eixos temáticos abordados compreendem a "Estratégia em Redes" e as "Operações em Redes". No âmbito da "Estratégia em Redes", são examinados os principais elementos competitivos das redes de negócios dedicados. Isto abrange investigações relacionadas a estratégias de internacionalização e empreendedorismo em redes de franquias, bem como a análise da competitividade de empresas inseridas em redes organizacionais. Por outro lado, o eixo das "Operações em Redes" engloba pesquisas relativas às relações interorganizacionais, considerando diversas dimensões como trocas físicas, informacionais, tecnológicas e financeiras. Este escopo inclui estudos sobre Cadeias de Valor Globais, Redes de Suprimentos, Clusters de Negócios e Arranjos Produtivos Locais.

Linha 2: Redes, Organizações e Sociedade

A linha de pesquisa "Redes, Organizações e Sociedade" parte do pressuposto de que cada rede, independentemente de seu objetivo ou natureza, é composta por uma intricada teia de relações sociais que direciona, influencia e determina as ações, processos, estratégias, decisões e comportamentos dos atores envolvidos. Mudanças nessa teia de relações resultam em modificações nos processos, governança e resultados das redes em questão. Os estudos nessa área buscam identificar as correspondências entre as relações sociais e outras variáveis da rede, tais como estratégia, inovação, práticas produtivas, governança, conteúdo, estrutura, dinâmica e resultados.

Objetivo geral do Programa

Formar mestres e doutores em Administração que contribuam para pesquisa, análise, produção e aplicação do conhecimento na área de concentração do Programa, Redes Organizacionais, atendendo às necessidades de desenvolvimento dos Programas da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIP.

Objetivos específicos para o Programa:

  1. Qualificar docentes, principalmente da área de Administração, para que aprimorem o conteúdo de suas disciplinas e as possibilidades de sua didática.
  2. Desenvolver pesquisadores aptos a contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na área de Administração, principalmente para os temas que envolvem redes organizacionais e seus desdobramentos sociais, estratégicos e operacionais.
  3. Formar lideranças acadêmicas que contribuam com políticas científicas, tecnológicas e de qualificação profissional.
  4. Promover a integração da UNIP com a comunidade local, a partir das pesquisas realizadas no Programa, endossando a instituição como referência para o desenvolvimento de políticas relacionadas ao desenvolvimento das redes organizacionais;
  5. Qualificar profissionais, principalmente gestores e proprietários de empresas, para que tenham visão crítica e ferramentas práticas para o desenvolvimento de negócios e de suas relações com outros atores, tais como instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A Missão do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração é promover a difusão do conhecimento nas áreas de Administração e de Redes Organizacionais, formando cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento do país através do aperfeiçoamento discente nos níveis de mestrado e doutorado. Isto por meio de atividades de pesquisa que se encontram em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética.

O planejamento estratégico do PPG é realizado de forma estruturada desde 2013, e está vinculado ao planejamento estratégico da Pós-graduação e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da própria UNIP. Revisitado anualmente, o planejamento do PPG é atualizado de maneira intensiva a cada ciclo avaliativo quadrienal. Durante o quadriênio 2013/16, fundamentado nos requisitos da CAPES, o planejamento visou estabelecer diferentes metas operacionais e individuais para cada docente do NDP com vistas à elevação do conceito do programa, até então nota 3. Tal planejamento conduziu o PPGA a um nível de qualidade superior, permitindo-o alcançar nota 4 na última avaliação quadrienal. Em 2017, reflexo do amadurecimento do PPG , o planejamento estratégico foi aprimorado, visando objetivos e metas à ampliação do conceito do programa (nota 5) e à criação do curso de Doutorado, homologado na 194ª Reunião do CTC-ES . Parecer CNE/CES nº 350/2020. Desde então, o planejamento estratégico do PPG foi novamente aprimorado para o quadriênio 2021-2024. Entre as metas para o novo quadriênio 2021-2024, estão aquelas associadas sobretudo à produção, ao intercâmbio, à formação, aos impactos acadêmico e social, à autoavaliação, e ao acompanhamento de egressos. O planejamento estratégico do PPG é realizado pela coordenação do programa em conjunto com os docentes permanentes e colaboradores.

Biblioteca Especializada

Biblioteca com acervos atualizados atendem às bibliografias recomendadas, além de assinaturas de periódicos e revistas. A biblioteca oferece salas de estudos anexas com condições de conforto que atendem às necessidades dos estudantes. Proporciona várias “bases de dados” de consultas aos interessados com os registros mais relevantes abrangendo os diversos aspectos da Administração. A Biblioteca da UNIP está estruturada de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, numa instituição que estatutariamente tem organização multi-campi, apresentando, portanto, Bibliotecas Setoriais com uma unidade central de informações, interligando todos os campi da Capital, via intranet.

Salas de aulas e auditórios amplos, iluminados e ergonômicos

Salas para aulas teóricas e seminários: a UNIP disponibiliza na pós-graduação salas para aulas teóricas, climatizadas, com microcomputadores, datashows, DVDs, telas, mesas e cadeiras; sala de alunos e sala de professores, ambas climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores conectados à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, scanner e impressora; 2 salas para Qualificações e Defesas climatizadas, que contam com datashows, microcomputadores, telas, cadeiras estofadas, mesa de cinco lugares destinada à banca.
Secretaria de pós-graduação, que dá suporte aos alunos e professores do programa.
Auditórios: no prédio da pós-graduação existem três auditórios com capacidade de 50, 150 e 600 lugares, que contam com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.

Laboratório de Extensão e Pesquisa em Administração - LEPq

A Política e o Processo de Autoavaliação do PPG constam no próprio “Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Administração”, atualizado em 2019 frente às sugestões e diretrizes propostas pelo GT de autoavaliação da CAPES. Eles incluem realizar periodicamente a análise e adequação das ações do Programa de acordo com as orientações e os instrumentos de avaliação da CAPES.

Em 2019 e 2020, o PPG se dedicou às políticas e preparação da Autoavaliação, cujas atividades incorporaram:

  1. constituição da equipe de coordenação, liderada pelo coordenador do programa, prof. Dr. Marcio Cardoso Machado. A comissão é ainda integrada por dois outros professores, discente e técnico;
  2. sensibilização do corpo docente permanente e do corpo técnico do programa;
  3. definição dos princípios da autoavaliação a serem adotados e dos aspectos a serem avaliados para representar o que o PPG compreende como “qualidade”.

A “qualidade do programa” foi definida como resultado de quatro itens fundamentais, sendo:

  1. discente;
  2. egresso;
  3. docente, e;
  4. impacto;
  5. redefinição da missão e do planejamento estratégico do PPG , este alinhado ao plano da Pós-graduação e ao PDI da UNIP;
  6. definição da periodicidade da coleta de dados, sendo definida prioritariamente como anual.