Matemática

Curso Superior Tradicional   •   Duração: 3 anos

O curso tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.

Este curso é oferecido nas modalidades:
PRESENCIAL e DIGITAL (EAD).

Sobre o curso de Matemática

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Modalidade Digital (EAD)

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 913 de 28/12/2018.

Modalidade Presencial

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 411 de 11/10/2011 publicada em 14/10/2011
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 916 de 14/08/2017 publicada em 15/08/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 297 de 14/04/2015 publicada em 16/04/2015
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 190530/2 de 30/05/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
PARAÍSO Autorização Resolução CONSUNI n. 190530/2 de 30/05/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Araraquara Matemática 2008 SC
Assis Matemática 2008 SC
Bauru Matemática 2008 SC
Campinas Matemática 2011 SC
Jundiaí Matemática 2008 SC
Santos Matemática 2014 3
São José dos Campos Matemática 2011 SC
Sorocaba Matemática 2008 SC
Brasília Matemática 2017 3
Chácara Santo Antônio Matemática 2017 3
Marquês Matemática 2017 3
Sorocaba Matemática 2017 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

Esta é a ciência que pretende desenvolver nas pessoas a capacidade lógica do pensamento. Geralmente, suas teorias têm aplicação prática em todas as áreas do conhecimento humano.

O matemático é o cientista que ajuda a equacionar e resolver os problemas de pesquisa e desenvolvimento da eletrônica, energia nuclear, ciência espacial e de diversas outras áreas científicas.

O curso ministrado na Universidade Paulista tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.

Na área de informática, o aluno desenvolve linguagens de programação, estrutura de dados, banco de dados, sistemas operacionais e aplicativos, nas áreas da Matemática, da Educação e outras. Isso o habilita a ingressar nas áreas de processamento de dados, notadamente nas de software de base.

No curso oferecido pela UNIP, o computador é uma das ferramentas mais preciosas. No que diz respeito à resolução dos problemas matemáticos, porém, é importante que o aluno possua facilidade de memorização, boa concentração, meticulosidade e facilidade de abstração.

2. Atividades Principais

  • Lecionar no ensino fundamental e médio;
  • solucionar problemas concretos, utilizando os conceitos matemáticos, nas áreas tecnológica, econômica e administrativa;
  • criar sistemas e modelos teóricos de todos os campos da pesquisa, procurando solucionar problemas práticos;
  • atuar como elemento de suporte nas áreas tecnológicas, principalmente na engenharia;
  • atuar na parte administrativa das empresas;
  • efetuar planejamento e organização estatística das empresas.

3. Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados.

Atualmente a tendência é mesclar cada vez mais a matemática com a informática, oferecendo assim uma ótima qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, tem absorvido estes especialistas.

4. Práticas

  • Estágio Supervisionado
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Laboratórios de Física e Informática
  • Softwares Especiais: Matlab, Matemática e outros
  • Prática de Ensino

5. Duração

3 anos

6. Coordenadoras

  • Modalidade Presencial: Marisa Rezende Bernardes
  • Modalidade Digital (EAD): Márcia Vieira

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Corpo Docente

Selecione a modalidade para visualizar a lista do Corpo Docente.

Disciplinas

Selecione a modalidade para visualizar as disciplinas.

Grade Curricular

Selecione a modalidade para visualizar a grade curricular.

Modalidade Presencial

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Álgebra 60
Análise Matemática 30
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200
Atividades Práticas Supervisionadas 420
Cálculo Diferencial de Uma Variável 90
Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis 60
Cálculo Integral de Uma Variável 90
Ciências Sociais 30
Complementos de Álgebra Linear 60
Complementos de Análise 30
Complementos de Física 90
Comunicação e Expressão 30
Didática Específica - Matemática 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estágio Curricular Supervisionado 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 60
Física Geral 90
Geometria Analítica e Algebra Linear 60
Geometria Espacial 60
Geometria Plana 60
História da Matemática 60
Homem e Sociedade 30
Informática 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 30
Lógica Matemática 30
Matemática 90
Matemática Integrada 30
Matemática Interdisciplinar 60
Metodologia do Trabalho Academico 30
Métodos de Pesquisa 30
Monografia de Conclusão de Curso 30
Planejamento e Políticas Públicas da Educação 30
Prática Como Componente Curricular 400
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Prática de Ensino: Introdução a Docência 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Probabilidade e Estatística 60
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Teoria dos Números 30
Tópicos de Atuação Profissional - Matemática 30
Tópicos de Cálculo Numérico 30

Carga Horária Total: 3.360 Horas-Aula (2.800 horas)

Modalidade Digital (EAD)

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Álgebra 80
Análise Matemática 40
Atividades Complementares 200
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Cálculo Diferencial de Uma Variável 60
Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis 80
Cálculo Integral de Uma Variável 80
Ciências Sociais 40
Complementos de Álgebra Linear 80
Complementos de Análise Matemática 40
Complementos de Física 80
Comunicação e Expressão 40
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Didática Específica - Matemática 20
Didática Geral 20
Direitos Humanos 40
Educação Ambiental 40
Estágio Curricular Supervisionado 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 20
Estudos Disciplinares 80
Física Geral 80
Geometria Analítica e Algebra Linear 60
Geometria Espacial 60
Geometria Plana 60
História da Matemática 40
Homem e Sociedade 40
Informática 80
Interpretação e Produção de Textos 40
Introdução à Educação a Distância 20
Língua Brasileira de Sinais (Libras) 20
Lógica Matemática 40
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática 80
Matemática Integrada 40
Matemática Interdisciplinar 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico 40
Métodos de Pesquisa 40
Monografia de Conclusão de Curso 40
Planejamento e Políticas Públicas de Educação 20
Prática Como Componente Curricular 400
Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade 20
Prática de Ensino: Introdução a Docência 20
Prática de Ensino: Observação e Projeto 20
Prática de Ensino: Reflexões 20
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 20
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 20
Probabilidade e Estatística 40
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Teoria dos Números 40
Tópicos de Atuação Profissional - Matemática 40
Tópicos de Cálculo Numérico 20
Carga Horária Total 3.000 horas

Acesse: unip.br/regulamentos para consultar o edital, manual e regulamento do Processo Seletivo.