Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 913 de 28/12/2018.
ARARAQUARA | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012 |
BRASÍLIA | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
CAMPINAS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
GOIÂNIA | Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma) |
JUNDIAÍ | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015 |
MANAUS | Reconhecimento Decreto n. 77.546 de 04/05/1976 publicada em 05/05/1976 |
MARQUÊS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
SANTANA DE PARNAÍBA | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1 de 06/01/2012 publicada em 09/01/2012 |
SANTOS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015 |
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
SOROCABA | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
TATUAPÉ | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
VERGUEIRO | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018 |
CAMPUS | CURSO | ANO DA AVALIAÇÃO | CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007 |
---|---|---|---|
Araraquara | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2008 | 4 |
Assis | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2008 | 4 |
Bauru | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2008 | SC |
Jundiaí | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2008 | SC |
Limeira | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2008 | SC |
São José do Rio Pardo | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2011 | SC |
São José do Rio Preto | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2008 | SC |
Alphaville | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | |
Brasília | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
Campinas | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
Chácara Santo Antônio | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
Marquês | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
Paraíso / Vergueiro | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
Santos | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 3 |
São José dos Campos | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
Sorocaba | Letras - Português/Inglês (Licenciatura) | 2017 | 4 |
O profissional colocado no mercado pela Universidade Paulista tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.
Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.
Como a língua é o principal instrumento de expressão, o curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) torna-se fundamental ao estudo das ciências humanas, das expressões literárias e do desenvolvimento cultural de uma sociedade.
O profissional dessa área pode atuar em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, empresas jornalísticas, editoras, universidades, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.
4 anos
Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.
Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.
Selecione a modalidade para visualizar a lista do Corpo Docente.
Selecione a modalidade para visualizar as disciplinas.
Selecione a modalidade para visualizar a grade curricular.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Análise de Discurso Crítica | 60 |
Atividades Complementares | 200 |
Atividades Práticas Supervisionadas | 640 |
Ciências Sociais | 30 |
Compreensão Oral da Língua Inglesa | 60 |
Comunicação e Expressão | 30 |
Culturas da Língua Inglesa | 30 |
Didática Específica - Letras | 30 |
Didática Geral | 30 |
Direitos Humanos | 30 |
Educação Ambiental | 30 |
Estágio Inglês | 300 |
Estágio Português | 400 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 30 |
Estudos Disciplinares | 80 |
Gêneros Textuais | 60 |
Gramática Aplicada da Língua Portuguesa | 60 |
Homem e Sociedade | 30 |
Interpretação e Produção de Textos | 30 |
Leitura e Literatura no Contexto Escolar | 30 |
Letras Integrada | 30 |
Letras Interdisciplinar | 30 |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 30 |
Língua e Culturas Latinas | 30 |
Língua Inglesa: Aspectos Discursivos | 30 |
Lingua Inglesa: Compreensão e Produção de Textos | 30 |
Língua Inglesa: Gramática e Aplicação | 30 |
Língua Inglesa: Significado e Uso | 30 |
Linguística | 60 |
Linguística Geral | 60 |
Literatura Brasileira: Poesia | 60 |
Literatura Brasileira: Prosa | 60 |
Literatura Comparada | 60 |
Literatura Inglesa | 30 |
Literatura Norte Americana | 30 |
Literatura Portuguesa: Poesia | 60 |
Literatura Portuguesa: Prosa | 60 |
Literatura Pós-Colonial | 30 |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa | 60 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
Métodos de Pesquisa | 30 |
Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa | 60 |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa | 60 |
Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa | 60 |
Planejamento e Políticas Públicas de Educação | 30 |
Prática de Ensino: Introdução à Docência | 30 |
Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade | 30 |
Prática de Ensino: Língua Inglesa | 30 |
Prática de Ensino: Literatura de Língua Inglesa | 30 |
Prática de Ensino: Observação e Projetos | 30 |
Prática de Ensino: Reflexões | 30 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 30 |
Prática de Ensino: Vivência do Ambiente Educativo | 30 |
Práticas como Componente Curricular | 400 |
Produção e Revisão de Texto em Língua Inglesa | 30 |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | 30 |
Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade | 30 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) | 20 |
Revisão de Texto em Língua Portuguesa | 30 |
Semântica e Pragmática | 60 |
Semiótica | 30 |
Teoria Literária | 60 |
Teorias do Texto | 60 |
Tópicos de Atuação Profissional - Letras | 30 |
Trabalho de Curso | 30 |
Carga Horária Total: 4.320 Horas-Aula (3.600 horas)
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 |
ATUAÇÃO JUNTO AO IDOSO (OPTATIVA) | 20 |
CIÊNCIAS SOCIAIS | 30 |
COMPREENSÃO ORAL DA LÍNGUA INGLESA | 60 |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 30 |
CULTURAS DA LÍNGUA INGLESA | 30 |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (OPTATIVA) | 20 |
DIDÁTICA ESPECÍFICA - LETRAS | 30 |
DIDÁTICA GERAL | 30 |
DIREITOS HUMANOS | 30 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30 |
ESTÁGIO INGLÊS | 300 |
ESTÁGIO PORTUGUÊS | 400 |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA | 30 |
ESTUDOS DISCIPLINARES | 90 |
GÊNEROS TEXTUAIS | 60 |
GRAMÁTICA APLICADA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
HOMEM E SOCIEDADE | 30 |
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 30 |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 |
LEITURA E LITERATURA EM CONTEXTO ESCOLAR | 30 |
LETRAS INTEGRADA | 30 |
LETRAS INTERDISCIPLINAR | 30 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 30 |
LÍNGUA E CULTURAS LATINAS | 30 |
LÍNGUA INGLESA: ASPECTOS DISCURSIVOS | 30 |
LÍNGUA INGLESA: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO | 30 |
LÍNGUA INGLESA: GRAMÁTICA E APLICACAÇÃO | 30 |
LÍNGUA INGLESA: SIGNIFICADO E USO | 30 |
LINGUÍSTICA | 60 |
LINGUÍSTICA GERAL | 60 |
LITERATURA BRASILEIRA: POESIA | 60 |
LITERATURA BRASILEIRA: PROSA | 60 |
LITERATURA COMPARADA | 60 |
LITERATURA INGLESA | 30 |
LITERATURA NORTE-AMERICANA | 30 |
LITERATURA PORTUGUESA: POESIA | 60 |
LITERATURA PORTUGUESA: PROSA | 60 |
LITERATURA PÓS-COLONIAL | 30 |
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
MARKETING PESSOAL (OPTATIVA) | 20 |
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO | 30 |
METÓDOS DE PESQUISA | 30 |
MORFOSSINTAXE APLICADA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
MORFOSSINTAXE E SEMÂNTICA DA LÍNGUA INGLESA | 60 |
PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO | 30 |
PRAÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE | 30 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR | 400 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRAXIS | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO | 30 |
PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA | 30 |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 30 |
RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | 30 |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRODESCENDÊNCIA (OPTATIVA) | 20 |
REVISÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA | 30 |
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 60 |
SEMIÓTICA | 30 |
TEORIA LITERÁRIA | 60 |
TEORIAS DO TEXTO | 60 |
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - LETRAS | 30 |
TRABALHO DE CURSO | 30 |
Carga horária total: | 3.710 horas |
Acesse: unip.br/regulamentos para consultar o edital, manual e regulamento do Processo Seletivo.