Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/3 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
O Licenciado em Filosofia é o profissional que auxilia na formulação e na proposição de soluções de problemas nos diversos campos do conhecimento e, em especial, na educação, área em que colabora na formulação e na execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, bem como na utilização de tecnologias da informação, da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores. Além disso, ele contribui para desenvolver a consciência crítica no campo histórico e sociopolítico e colabora na interpretação de textos teóricos em diversas áreas do conhecimento, com base em conhecimentos da técnica hermenêutica e no aprimoramento das práticas investigativas. Estimula o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe e a interpretação das questões referentes à significação da existência, da diversidade, da ciência e das produções culturais e artísticas. Tem também como competência a organização da aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, habilidades, valores, interação com a realidade e com os demais indivíduos.
O futuro Licenciado em Filosofia estará habilitado a:
O Licenciado em Filosofia poderá atuar como professor no Ensino Médio e Fundamental. Também poderá atuar desenvolvendo materiais didáticos e educacionais. Segundo os principais guias de profissão, a demanda por profissionais desse tipo é grande devido às inúmeras escolas públicas, particulares e cursos preparatórios para vestibular. Os profissionais também poderão buscar especialização em atividades religiosas, como ingresso em seminários ou estudos teológicos e da Bíblia. Poderão também seguir carreira acadêmica em programas de Mestrado e Doutorado, habilitando-os para a pesquisa e para a docência no Ensino Superior.
3 anos
Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.
Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
A Ética em Espinosa | 60 |
Atividades Complementares | 200 |
Ciências Sociais | 30 |
Comunicação e Expressão | 30 |
Descartes e a Filosofia Moderna | 60 |
Didática Específica - Filosofia em sala de aula | 30 |
Didática Geral | 30 |
Direitos Humanos | 30 |
Dualismo religioso | 60 |
Educação Ambiental | 30 |
Empirismo Moderno | 60 |
Escolástica Cristã | 30 |
Estágio Curricular | 400 |
Estética | 60 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 30 |
Estudos Disciplinares | 60 |
Fenomenologia e Existencialismo | 60 |
Filosofa Antiga Aristóteles | 60 |
Filosofia Antiga | 60 |
Filosofia da Linguagem | 60 |
Filosofia da Religião | 60 |
Filosofia Integrada | 30 |
Filosofia Interdisciplinar | 30 |
História do Pensamento Filosófico | 60 |
Homem e Sociedade | 30 |
Idealismo | 60 |
Interpretação e Produção de Textos | 30 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Introdução à Filosofia da Ciência | 60 |
Kant | 60 |
Língua Brasileira de Sinais | 30 |
Maquiavel Povo e Governo do Povo | 60 |
Materialismo e Marxismo | 60 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
Métodos de Pesquisa | 30 |
Optativa | 20 |
Planejamento e Políticas Públicas de Educação | 30 |
Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade | 30 |
Prática de Ensino: Introdução à Docência | 30 |
Prática de Ensino: Observação e Projeto | 30 |
Prática de Ensino: Reflexões | 30 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 30 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 30 |
Práticas como Componente curricular | 400 |
Pré-Socráticos | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 30 |
Rousseau e o Contrato Social | 30 |
Teoria do Conhecimento | 60 |
Trabalho de Curso | 30 |
Carga Horária Total | 2.930 horas |
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