Marketing

Curso Superior de Tecnologia   •   Duração: 2 anos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades de mercado.

Este curso é oferecido nas modalidades:
PRESENCIAL e DIGITAL (EAD).

Sobre o curso de Marketing

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Modalidade Digital (EAD)

Reconhecimento Portaria n. 227 de 22/05/2013 publicada em 23/05/2013.

Modalidade Presencial

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
RIBEIRÃO PRETO Reconhecimento Portaria n. 652 de 10/12/2013 publicada em 11/12/2013
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Autorização Resolução CONSUNI n. 02/05 de 02/08/2005 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201404757 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Reconhecimento Portaria n. 54 de 09/03/2016 publicada em 10/03/2016
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 79 de 04/02/2011 publicada em 08/02/2011
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 655 de 11/12/2013 publicada em 12/12/2013
GOIÂNIA Reconhecimento Portaria n. 54 de 09/03/2016 publicada em 10/03/2016
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 02/05 de 02/08/2005 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201404757 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville CST - Marketing 2018 2
Anchieta CST - Marketing 2015  
Araraquara CST - Marketing 2009 SC
Campinas CST - Marketing 2018 SC
Chácara Santo Antônio CST - Marketing 2018 3
Indianópolis CST - Marketing 2015  
Jundiaí CST - Marketing 2015 SC
Manaus CST - Marketing 2018 3
Marquês CST - Marketing 2018 3
Norte CST - Marketing 2018 3
Paulista CST - Marketing 2018 3
Pinheiros CST - Marketing 2018 SC
Ribeirão Preto CST - Marketing 2012  
São José do Rio Preto CST - Marketing 2015  
São José dos Campos CST - Marketing 2009 3
Sorocaba CST - Marketing 2015 4
Tatuapé CST - Marketing 2018 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades de mercado.

2. Atividades Principais

  • Organizar pesquisas de mercado e elaborar estratégicas de prospecção e manutenção de clientes internos e externos;
  • identificar e formular estratégias e planos de marketing para os vários tipos de organizações;
  • identificar e analisar as diferentes estratégias do composto mercadológico, tais como: preço, praça ou ponto, produto ou serviço e promoção;
  • definir, avaliar e monitorar o mix de produtos e serviços oferecidos e praticados pela concorrência;
  • planejar as formas de comercialização e comunicação;
  • gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias.

3. Mercado de Trabalho

  • Analista de Mercado e Estratégias de Negócios
  • Analista de Produtos e Serviços
  • Gerente de Marketing, Relacionamento e Comunicação
  • Gerente de Distribuição e Logística
  • Supervisor de Operações

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenadoras

  • Modalidade Presencial:Andréa Marotti
  • Modalidade Digital (EAD): Daniela Menezes da Silva dos Santos

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Corpo Docente

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Disciplinas

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Grade Curricular

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Modalidade Presencial

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 100
Comportamento do Consumidor 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Distribuição e Trade Marketing 60
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Especializações do Marketing 30
Estatística Aplicada 30
Estratégia Competitiva 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos de Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas 60
Gestão de Comunicação e Midia 60
Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Digital e Redes Sociais 60
Marketing Internacional 60
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Técnicas de Informática 30

Carga Horária Total: 2.020 Horas-Aula (1.683 horas)

Modalidade Digital (EAD)

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 100
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Comportamento do Consumidor 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Distribuição e Trade Marketing 60
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Especializações do Marketing 30
Estatística Aplicada 30
Estratégia Competitiva 60
Estudos Disciplinares 120
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos de Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas 60
Gestão de Comunicação e Mídia 60
Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado 60
Introdução à Educação a Distância 20
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Digital e Redes Sociais 60
Marketing Internacional 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócio 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Técnicas de Informática 30
Carga Horária Total 1.860 horas

Acesse: unip.br/regulamentos para consultar o edital, manual e regulamento do Processo Seletivo.