Sobre o curso de Fotografia da UNIP
Atos Regulatórios
1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
| CAMPINAS | Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906084 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma) |
| PAULISTA | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013 |
| SANTOS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 659 de 22/09/2025 publicada em 23/09/2025 |
| VERGUEIRO | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de Fotografia
O curso superior de Tecnologia em Fotografia tem por objetivo capacitar o aluno, por meio de uma visão abrangente e integrada à utilização de métodos e técnicas modernas na obtenção e processamento de imagem, no âmbito da Comunicação, a atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não-governamentais, autônomas e empresas especializadas.
2. Atividades Principais
- Dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual;
- produzir peças em multimídia;
- conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
- identificar novos nichos mercadológicos;
- dominar os equipamentos fotográficos: câmeras (convencionais e digitais), lentes, filtros, flashes, fotômetros, filmes, iluminação para estúdio;
- dominar os equipamentos digitais e os programas de editoração eletrônica da imagem fotográfica;
- dominar técnicas de revelação e ampliação em preto e branco;
- criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Científica;
- criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Documental;
- criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Artística;
- criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia de Eventos;
- criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Jornalística;
- coordenar equipes de produção e empreendimentos em sua área;
- conseguir desdobrar seus conhecimentos para atender às diversas demandas do mercado;
- ter conhecimento das posturas éticas e da legislação pertinente ao exercício da profissão.
3. Mercado de Trabalho
- Estúdio – fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda;
- Curadoria – organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação de eventos;
- Arquitetura de Interiores – fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações especializadas em arquitetura e decoração;
- Fotojornalismo – fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências noticiosas e sites da Internet;
- Área Pericial – documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.
- Agência de Publicidade e Propaganda
- Empresa de Marketing
- Agência de Comunicação Integrada: Jornalismo, Relações Públicas e Empresas de Fotografia.
4. Práticas
5. Duração do Curso
2 anos
6. Coordenador
- Coordenador Geral: Rodrigo Matarazzo
7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP
Consulte o regimento geral da UNIP.
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial, no setor de atendimento e nas bibliotecas dos campi.
Disciplinas
Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.
Unidades
| Disciplinas | Docente | Contratação |
|---|
Modalidade SEMIPRESENCIAL
| Disciplinas | Docente | Contratação |
|---|
Modalidade EAD
| Disciplinas | Docente | Contratação |
|---|
Docentes
Encontre o nome de um docente na lista deste curso.
| Modalidade Presencial | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|
| Título | Campus | Nome | Titulação | Formação (Graduação) | Formação (Maior) | Regime de Trabalho |
| Curso: FOTOGRAFIA - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Junho/2025 | Paulista | ELISABETE C SAVIOLI | DOUTOR | LETRAS - RUSSO (BACHARELADO) | ARTES (ARTES VISUAIS) | T I |
| Curso: FOTOGRAFIA - Campus: Paulista - Referência: Junho/2025 | Paulista | HECTOR R ARIAS GUINEZ | MESTRE | DESIGN GRÁFICO (BACHARELADO) | COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE) | T I |
| Curso: FOTOGRAFIA - Campus: Paulista - Referência: Junho/2025 | Paulista | JANAINA C S DA SILVA | MESTRE | HISTÓRIA (BACHARELADO) | CIÊNCIAS (HISTÓRIA ECONÔMICA) | T I |
| Curso: FOTOGRAFIA - Campus: Paulista - Referência: Junho/2025 | Paulista | MARIANA M VIEIRA BOTTI | MESTRE | CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) | MULTIMEIOS | T I |
Grade Curricular
Ingressantes 2025
Modalidade Presencial
| DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
|---|---|
| Atividades Complementares | 100 |
| Atuação Junto à Pessoa Idosa (Optativa) | 20 |
| Composição e Projeto Visual | 60 |
| Comunicação Aplicada | 60 |
| Desenvolvimento Sustentável (Optativa) | 20 |
| Direção de Produção Fotográfica | 60 |
| Direitos Humanos | 20 |
| Educação Ambiental | 20 |
| Empreendedorismo | 60 |
| Estudos Disciplinares | 220 |
| Ética e Legislação | 60 |
| Fotografia Aplicada | 60 |
| Fotografia Cultural | 60 |
| Fotografia e Técnicas de Iluminação | 60 |
| Fotografia Jornalística | 60 |
| Fotografia para Cinema e Audiovisual | 60 |
| Fotografia Publicitária | 60 |
| História da Arte | 60 |
| Imagética | 60 |
| Inovações Digitais | 60 |
| Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 20 |
| Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
| Metodologia Científica | 60 |
| Planejamento Estratégico | 60 |
| Projeto Fotográfico | 60 |
| Projeto Integrado Multidisciplinar | 400 |
| Registro Visual e Sonoro | 60 |
| Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência | 20 |
| Teorias e Técnicas da Comunicação | 60 |
| Tratamento e Pós Produção de Imagem e Vídeo | 60 |
Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)
Localidades
Digite o CEP para verificar a UNIP mais próxima e se inscrever.