Pedagogia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797 de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 316 de 15/07/2016 publicada em 18/07/2016
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 475 de 22/11/2011 publicada em 24/11/2011
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 411 de 11/10/2011 publicada em 14/10/2011
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Reconhecimento Decreto n. 77.546 de 04/05/1976 publicado em 05/05/1976
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Pedagogia 2014 5
Araraquara Pedagogia 2014 5
Assis Pedagogia 2014 5
Bauru Pedagogia 2008 3
Brasília Pedagogia 2014 4
Campinas Pedagogia 2014 4
Jundiaí Pedagogia 2011 4
Limeira Pedagogia 2011 SC
Manaus Pedagogia 2011 4
Ribeirão Preto Pedagogia 2014 5
Santos Pedagogia 2014 4
São José do Rio Pardo Pedagogia 2014 4
São José do Rio Preto Pedagogia 2014 5
São José dos Campos Pedagogia 2014 4
São Paulo Pedagogia 2014 3
Sorocaba Pedagogia 2014 5

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O profissional licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) encontra-se apto a atuar em ambientes escolares e não escolares. O curso oferece componentes curriculares que garantem ao estudante uma formação científico-cultural e didático-pedagógica com vistas a qualificá-lo para atuar, prioritariamente, na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos).
Além da docência, o curso de Pedagogia da UNIP habilita profissionais para o exercício da gestão educacional e escolar (Diretor de Escola), Supervisão de Ensino, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e em outras áreas de ação do pedagogo (ambiente não escolar), principalmente, em Organizações Não Governamentais e Empresas públicas e privadas nas áreas de educação corporativa e recursos humanos.

2. Atividades Principais

  • Ministrar aulas em educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Formar continuada de professores;
  • Elaborar currículos e calendários escolares;
  • Planejar as etapas do processo de ensino, dotando-o de qualidade;
  • Trabalhar em espaços escolares e não escolares ou em secretarias de educação, desenvolvendo projetos educacionais;
  • Trabalhar em orientação vocacional.

3. Mercado de Trabalho

O Licenciado em Pedagogia, além de trabalhar como docente (Educação Infantil e anos iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) está apto para desenvolver materiais didáticos (ensino presencial e à distância), paradidáticos, pesquisas e também para atuar na gestão da educação e da escola.
Outro campo que se abre para o profissional de Pedagogia é o trabalho em educação continuada e treinamento de pessoas em empresas públicas e privadas.

4. Práticas

  • Magistério da Educação Infantil
  • Magistério do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos)
  • Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares
  • Supervisão de Ensino
  • Coordenação Pedagógica
  • Orientação Educacional
  • Tecnologia Educacional
  • Laboratório de Pedagogia (com utilização de Brinquedoteca)
  • Laboratório de Alfabetização de Adultos
  • Laboratório de Informática
  • Coordenadoria de Estágios
  • Projetos de Extensão para Diferentes Comunidades.
  • Jornada de Pedagogia
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Monografia de Conclusão de Curso

5. Duração

No mínimo 3 anos

6. Coordenador

Nonato Assis de Miranda

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Alfabetização e Letramento 60
Atividades Complementares 280
Atividades Práticas Supervisionadas 610
Avaliação Educacional 60
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Didática e Metodologia do Ensino Médio: Normal e Educação Profissional 30
Didática Fundamental 60
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Educação de Jovens e adultos: Fundamentos e Metodologia 30
Educação Inclusiva 60
Escola, Currículo e Cultura 60
Estágio Supervisionado 300
Estatística 30
Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil 30
Estudos Disciplinares 220
Filosofia, Comunicação e Ética 30
Fundamentos de Filosofia e Educação 60
Gestão Educacional 30
História da Educação 60
História do Pensamento Filosófico 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Jogos e Brinquedos na Infância 60
Língua Brasileira dos Sinais - LIBRAS 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia 60
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências 60
Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa 60
Métodos de Pesquisa 30
Orientação e Prática de Gestão da Educacional em Ambientes Escolares e Não-Escolares 60
Orientação e Prática de Projetos do Ensino Fundamental 60
Orientação e Prática de Projetos na Infância 60
Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional 60
Pedagogia Integrada 30
Pedagogia Interdisciplinar 30
Política e Organização da Educação Básica 60
Projetos e Práticas de ação Pedagógica 400
Psicologia Construtivista 60
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem 60
Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital 60
Psicologia Sócio-Interacionista 30
Relações Étnico-Raciais no Brasil 30
Relatório do Projeto de Pesquisa: apresentação 60
Sociologia e Educação 60
Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação 30
Tópicos de Atuação Profissional - Pedagogia 30

Carga Horária Total: 3.840 horas-aula (3.200 horas)

 

Grade Curricular (Araraquara) - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Alfabetização e Letramento 60
Atividades Complementares 280
Atividades Práticas Supervisionadas 610
Avaliação Educacional 60
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Didática e Metodologia do Ensino Médio: Normal e Educação Profissional 30
Didática Fundamental 60
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Metodologia 30
Educação Inclusiva 60
Escola, Currículo e Cultura 60
Estágio Supervisionado 300
Estatística 30
Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil 30
Estudos Disciplinares 220
Filosofia, Comunicação e Ética 30
Fundamentos de Filosofia e Educação 60
Gestão Educacional 30
História da Educação 60
História do Pensamento Filosófico 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Jogos e Brinquedos na Infância 60
Língua Brasileira dos Sinais - LIBRAS 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia de arte e Movimento: Corporeidade 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia 60
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências 60
Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa 60
Métodos de Pesquisa 30
Orientação e Prática de Gestão da Educacional em Ambientes Escolares e Não-Escolares 60
Orientação e Prática de Projetos do Ensino Fundamental 60
Orientação e Prática de Projetos na Infância 60
Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional 60
Pedagogia Integrada 30
Pedagogia Interdisciplinar 30
Política e Organização da Educação Básica 60
Projetos e Práticas de ação Pedagógica 400
Psicologia Construtivista 60
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem 60
Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital 60
Psicologia Sócio-Interacionista 30
Relações Étnico-Raciais no Brasil 30
Relatório do Projeto de Pesquisa: Apresentação 60
Sociologia e Educação 60
Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação 30
Tópicos de Atuação Profissional - Pedagogia 30

Carga Horária Total: 3.840 horas-aula (3.200 horas)

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