Você está em: Universidade Paulista / Arquivo Acadêmico - AA/UNIP

Arquivo Acadêmico - AA/UNIP

O Arquivo Acadêmico - AA/UNIP é composto pelo conjunto de toda a documentação da Universidade ligada às atividades pedagógicas. A sua estrutura é definida pela Portaria MEC N° 1.224 de 13 de dezembro de 2013 e visa a guarda e manutenção dos documentos acadêmicos produzidos e recebidos em decorrência do exercício da instituição.

A Portaria MEC N° 1.224/2013 instituiu procedimentos para a manutenção e guarda do acervo acadêmico das Instituições pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, realçando a importância do AA e de sua gestão. 

O gerenciamento do AA visa o atendimento eficiente e eficaz das demandas dos órgãos governamentais, assim como das necessidades internas da instituição. Permite aproveitar ao máximo as informações disponíveis na Universidade, facilita as consultas aos documentos e, consequentemente, as ações pedagógicas e administrativas. A gestão do AA inicia-se com a organização do conjunto de procedimentos e operações técnicas necessárias ao seu funcionamento e continua com a definição das formas de arquivamento e tramitação dos documentos, períodos de guarda nas fases correntes e intermediárias, assim como dos procedimentos para a eliminação ou recolhimento para a guarda permanente, atendendo ao Art. 3° da Lei N° 8.159/91.

As atividades relacionadas ao Arquivo Acadêmico da UNIP - AA/UNIP seguirão os seguintes passos: análise detalhada da Portaria MEC N°1.224/2013, com destaque para os itens que compõem o AA; levantamento da localização atual dos documentos dos diferentes setores e da forma de seu arquivo (papel, CD, pendrive, etc.); levantamento dos itens arquivados nos sistemas da universidade; elaboração de  um plano de ação para a adequação do AA/UNIP às normas da Portaria MEC Nº 1.224/2013, concretização do plano de ação.

Responsável pelo Arquivo Acadêmico da UNIP:
Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Contato: marinasoligo@unip.br

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.