Comitê de Ética em Pesquisa
Você está em: Universidade Paulista / Pesquisa / Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais

Pesquisas envolvendo animais

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo animais vertebrados é formado por pesquisadores, membros dos grupos de pesquisa do Curso de Medicina Veterinária da UNIP e tem por finalidade avaliar todas as propostas de projetos que envolvam experimentação animal. A atuação do Comitê visa garantir o respeito à lei 6.638, de 08 de maio de 1979, que estabelece normas para a prática da vivissecção de animais, bem como, aos Princípios Éticos do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) de 1991, entidade filiada ao International Council of Laboratory Animal Science (ICLAS).

Animais Vivos: As CEUAs devem julgar e autorizar (ou não) somente protocolos envolvendo o uso de animais vivos. Portanto, o uso de carcaças de animais, órgãos, dentes, etc, por exemplo, comprados de frigoríficos, não deverá ser considerado pela CEUA. Aconselha que o pesquisador responsável pela pesquisa obtenha alguma prova da procedência, servindo inclusive uma nota fiscal de compra do frigorífico.

Cabe ressaltar que no caso de uso de animal morto, por exemplo, para ministrar uma aula, mas que esse animal tenha sido eutanasiado para a aula, deve submeter protocolo completo ao CEUA.

Obs.: Toda e qualquer pesquisa envolvendo animais vertebrados direta ou indiretamente e qualquer animal em risco de extinção, deverá ser aprovada pelo CEUA desta Universidade.

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.