Matemática

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 383 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 411 de 11/10/2011 publicada em 14/10/2011
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797  de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797  de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 916 de 14/08/2017 publicada em 15/08/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 297 de 14/04/2015 publicada em 16/04/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 797  de 14/12/2016 publicada em 15/12/2016

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Araraquara Matemática 2008 SC
Assis Matemática 2008 SC
Bauru Matemática 2008 SC
Brasília Matemática 2014  
Campinas Matemática 2011 SC
Jundiaí Matemática 2008 SC
Santos Matemática 2014 3
São José dos Campos Matemática 2011 SC
São Paulo Matemática 2014 3
Sorocaba Matemática 2008 SC

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

Esta é a ciência que pretende desenvolver nas pessoas a capacidade lógica do pensamento. Geralmente, suas teorias têm aplicação prática em todas as áreas do conhecimento humano.

O matemático é o cientista que ajuda a equacionar e resolver os problemas de pesquisa e desenvolvimento da eletrônica, energia nuclear, ciência espacial e de diversas outras áreas científicas.

O curso ministrado na Universidade Paulista tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.
Na área de informática, o aluno desenvolve linguagens de programação, estrutura de dados, banco de dados, sistemas operacionais e aplicativos, nas áreas da Matemática, da Educação e outras. Isso o habilita a ingressar nas áreas de processamento de dados, notadamente nas de software de base.

No curso oferecido pela UNIP, o computador é uma das ferramentas mais preciosas. No que diz respeito à resolução dos problemas matemáticos, porém, é importante que o aluno possua facilidade de memorização, boa concentração, meticulosidade e facilidade de abstração.

2. Atividades Principais

  • Lecionar no ensino fundamental e médio;
  • solucionar problemas concretos, utilizando os conceitos matemáticos, nas áreas tecnológica, econômica e administrativa;
  • criar sistemas e modelos teóricos de todos os campos da pesquisa, procurando solucionar problemas práticos;
  • atuar como elemento de suporte nas áreas tecnológicas, principalmente na engenharia;
  • atuar na parte administrativa das empresas;
  • efetuar planejamento e organização estatística das empresas.

3. Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados.

Atualmente a tendência é mesclar cada vez mais a matemática com a informática, oferecendo assim uma ótima qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, tem absorvido estes especialistas.

4. Práticas

  • Estágio Supervisionado
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Laboratórios de Física e Informática
  • Softwares Especiais: Matlab, Matemática e outros
  • Prática de Ensino

5. Duração

3 anos

6. Coordenadora

Marisa Rezende Bernardes

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Álgebra 60
Análise Matemática 30
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200
Atividades Práticas Supervisionadas 420
Cálculo Diferencial de Uma Variável 90
Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis 60
Cálculo Integral de Uma Variável 90
Ciências Sociais 30
Complementos de Álgebra Linear 60
Complementos de Análise 30
Complementos de Física 90
Comunicação e Expressão 30
Didática Específica - Matemática 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estágio Curricular Supervisionado 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 60
Física Geral 90
Geometria Analítica e Álgebra Linear 60
Geometria Espacial 60
Geometria Plana 60
História da Matemática 60
Homem e Sociedade 30
Informática 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 30
Lógica Matemática 30
Matemática 90
Matemática Integrada 30
Matemática Interdisciplinar 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Monografia de Conclusão de Curso 30
Planejamento e Políticas Públicas da Educação 30
Prática Como Componente Curricular 400
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Prática de Ensino: Introdução a Docência 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Probabilidade e Estatística 60
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem  30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Teoria dos Números 30
Tópicos de atuação Profissional - Matemática 30
Tópicos de Cálculo Numérico 30

Carga Horária Total: 3.360 horas-aula (2.800 horas)

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