Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos tecnológicos / Design Gráfico

Design Gráfico

Faça sua inscrição!

Reconhecimento Portarias MEC n.º 685/05; 92 e 275/12.
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n.º 215/13.

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico tem como objetivo desenvolver competências associadas à utilização de métodos e técnicas modernos no âmbito da Comunicação, formando profissionais capazes de atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não-governamentais e empresas especializadas.

Atividades Principais

  • Dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual;
  • caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • criar e produzir, em diferentes mídias, peças gráficas e audiovisuais;
  • respeitar as normas e leis pertinentes ou que regulamentam as atividades da área;
  • conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • adquirir visões sistêmicas de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
  • conhecer o setor produtivo relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias;
  • trabalhar na criação de layouts para impressos de diversas naturezas, tais como revistas, livros, cartazes, folders, jornais, outdoors e demais impressos em grandes formatos, utilizando-se dos recursos plásticos/expressivos tradicionais (desenho, pintura, colagem etc.), tanto quanto daqueles que empregam recursos próprios aos meios virtuais;
  • participar, como diagramador e arte-finalista, das tarefas que envolvem a pré-produção desses materiais, ou seja, diagramação e paginação de impressos, produção das imagens digitais a serem incorporadas e tratamento delas;
  • gerar e controlar a produção de arquivos para fotolito, em linguagem postscript, e avaliar a qualidade destes;
  • atuar como produtor gráfico, acompanhando os trabalhos de impressão e acabamento de impressos em geral;
  • criar marcas e logotipos, além de projetar e participar das tarefas de implantação relativas à criação de identidades visuais e estabelecer parâmetros para a utilização correta da marca, tais como especificações de aplicação de cor, dimensões e materiais de suporte;
  • atuar como ilustrador, produzindo desenhos e/ou infográficos.

Mercado de Trabalho

  • Agências de Publicidade e Propaganda
  • Empresas de Marketing
  • Agências de Comunicação Integrada: Jornalismo e Relações Públicas
  • Produtoras de Vídeo
  • Produtoras de Cinema
  • Empresas de Fotografia

Duração do Curso

2 anos

Resultado obtido na avaliação do MEC

Ato de Reconhecimento: Portaria nº 685, de 02/03/05
Data da Publicação: 03/03/05
Conceito: A

Coordenador

Rodrigo Matarazzo

Para esclarecimentos sobre este Projeto Pedagógico de Curso consulte a Biblioteca.

© 1999-2016 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.