Aluno da UNIP relata sua experiência no Massachusetts College, Estados Unidos

O aluno Ednilson Nunes da Silva, do curso de Farmácia do campus São José do Rio Preto, foi contemplado com uma bolsa de estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras para a faculdade Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences – MCPHS, nos Estados Unidos.

Feliz com a receptividade, Edinilson conta que ele, junto com um grupo de 11 intercambistas, foi recebido por alunos e funcionários da MCPHS. “Tivemos um curso intensivo de inglês, excursões e vários eventos multiculturais para aproximar os estudantes brasileiros de outros da Arábia Saudita, China, Congo, Taiwan e Porto Rico.”

Com o curso de inglês concluído, a maioria dos alunos mudou para os dormitórios no campus de Boston para a realização das atividades acadêmicas. Ao longo dos meses, o apartamento de Ednilson foi dividido com dois brasileiros e um americano, o que permitiu ao estudante conhecer ainda mais sobre a cultura americana. “Foram semestres bem intensos, com muito trabalho em sala de aula e tarefas para cumprir em casa”, disse.

Em sua estada, o acadêmico realizou um estágio obrigatório, supervisionado pelo departamento de Química e Bioquímica na Northeastern University, onde realizou atividades de Ressonância Magnética Nuclear, Ultravioleta Visível, Voltametria Cíclica e Espectrometria de massa. Foram 10 semanas em contato com pesquisadores notáveis, desenvolvendo o próprio cronograma da pesquisa, escrevendo e publicando o artigo de revisão Moderate Modification of Lysine Residues by Homocysteine Thiolactone Significantly Changes the Redox Potential of Cytochrome, no Journal of Electroanalytical Chemistry. Na oportunidade, o aluno também aprendeu a utilizar equipamentos analíticos de alta tecnologia.

Ednilson deixa seus agradecimentos às professoras Lya Bueno, Patricia Mabrouk, todos os professores colaboradores do curso de Farmácia do campus, o Setor de Relações Internacionais da UNIP em parceira com o Ciência Sem Fronteiras, a Northeastern University, pela oportunidade de estágio, a toda equipe MCPHS, especialmente à coordenadora de atividades internacionais, Kathleen Head, a CAPES e ao Institute of International Education – IIE.

 

Aluno da UNIP relata sua experiência no Massachusetts College, Estados Unidos