Programa de Mestrado em Comunicação cria Grupo de Pesquisa: Cultura Midiática e Turismo

O Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista ganhou recentemente um novo Grupo de Pesquisa (GP): Cultura Midiática e Turismo, liderado pelo Prof. Dr. Juan Droguett, professor titular deste Programa. Este GP nasceu da necessidade de profissionais da área de turismo que trabalham na UNIP e que procuraram na comunicação um espaço propício para discutir as teorias que fundamentam a prática desta disciplina em pauta na vida acadêmica. A repercussão dos meios de comunicação social está mudando os cenários nos quais o turismo se situa, segundo o professor Droguett, as práticas de pesquisa interdisciplinar em turismo são dadas pela publicidade, pelos signos, pelos rituais interativos entre agências e turistas, por uma série de fatores que definem o turismo como um fenômeno social e cultural a ser considerado pela ciência.

Cientes do trabalho de produção na Pós–Graduação, o GP acabou de publicar o livro: “Mídia, imagens do Turismo – uma proposta  de desenvolvimento teórico para as áreas de comunicação e turismo” (Textonovo, 2004), obra inserida no contexto social das transformações que a mídia vem operado na nossa cultura contemporânea. O devir dessa sociedade da imagem, determina segundo os autores, mudanças na subjetividade e no comportamento humano. Sendo o turismo, em primeira instância, uma atividade econômica, política e cultural, apresenta-se como um campo teórico interessante para o ensino superior que precisa de uma apreensão epistemológica na área , de um  grau de conhecimento garantido pela qualificação permanente, do preparo educacional e de uma postura de ética profissional de acordo com um ideal a seguir e de acordo com esse mundo admirável da cultura áudio-visual.

Tanto a formação do GP como a publicação desta nova obra no mercado: “Mídia, imagens do Turismo”, são um desafio importante para a Universidade Paulista no sentido de revitalizar a imagem da carreira de turismo e de inserí-la no contexto mais puro das ciências humanas e sociais.

Para difundir esse trabalho foram realizados dois lançamentos, o primeiro ocorreu no dia 14 de abril de 2004 no Shopping Paineiras na cidade de Jundiaí, devido a efetiva participação da coordenadora do curso de Turismo dessa instituição, Beatriz Renata Wild, uma das autoras do grupo e da secretária de turismo da mesma cidade e organizadora do livro, Lurdes Dorta. O segundo lançamento ocorreu no dia 28 de abril de 2004 no campus Paulista e contou com o intenso apoio da coordenadora geral do curso de Turismo, Célia Maria dos Santos. Esse evento procurou reunir os alunos do quarto ano do curso de Turismo para ouvir os autores relatarem sobre os trabalhos do GP.

O lançamento do dia 14 de abril realizado em Jundiaí, repercutiu em diversas matérias de jornais e televisão entre elas o artigo publicado no dia 13 de abril no jornal  O Pendulo cujo título é “Livro aborda mídia e turismo” e outra “Novo livro destaca turismo em Jundiaí” . Já o lançamento do dia 28 de abril contou com a participação do regional “Choro Rasgado”, composto por excelentes músicos, entre eles Zé Barbeiro, Alessandro Penezzi, Rodrigo y Castro e Roberta Valente. O grupo de pesquisa Cultura Midiática e Turismo se reúne  toda primeira sexta-feira de cada mês durante as manhãs no campus Cidade Universitária no laboratório de turismo, para discutir os trabalhos desenvolvidos por seus participantes. Esse grupo conta com o apoio da professora doutora Marília Gomes Ansarah e está aberto para contribuições de todos os alunos da pós graduação, da graduação de comunicação e turismo e de seus professores. Para maiores informações escreva para midiaeturismo@uol.com.br.    

Programa de Mestrado em Comunicação cria Grupo de Pesquisa: Cultura Midiática e Turismo

Programa de Mestrado em Comunicação cria Grupo de Pesquisa: Cultura Midiática e Turismo

Programa de Mestrado em Comunicação cria Grupo de Pesquisa: Cultura Midiática e Turismo