Grupo de Pesquisa de Pós-Graduação da UNIP participa de estudo sobre Algoritmos Inteligentes

O Grupo de Pesquisa Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial da UNIP, coordenado pelo professor Jair Minoro Abe, participou da pesquisa sobre Algoritmos Inteligentes Aplicados à Tomada de Decisão em Transplante Hepático, junto com a equipe de Transplante de Aparelho Digestivo, do Hospital das Clínicas, organizada pelo professor e doutor Luiz Augusto Carneiro de Albuquerque.

O projeto, que conta com o apoio da FAPESP, é coordenado pela doutora Luciana Haddad, e conta com participação dos acadêmicos Cristina Corrêa de Oliveira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP, orientada pelo professor Jair Minoro Abe, e Alex Jones Flores Cassenote, aluno do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, co-orientado pelo professor supracitado Jair.

O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira fase fundamentou-se na construção dos aplicativos para receber a entrada de dados dos doadores, utilizando tablets, e envio de dados para as equipes médicas, através de smartphones. Esta etapa já foi concluída e os aplicativos estão em fase de homologação pela Central de Transplante de São Paulo. Em seguida, concluiu-se o estudo dos doadores e receptores, verificando a taxa de sobrevida dos enxertos após realização do transplante.

A iniciativa visou encontrar os fatores importantes para o estudo do novo algoritmo, dado que o procedimento atual, para tratamento da fila de espera de receptores do fígado, manuseia a escala MELD, que considera apenas três exames laboratoriais para classificar os receptores.

O próximo passo da proposta é construir e avaliar o aplicativo a partir de fatores encontrados no estudo, baseados na Lógica Fuzzy e na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et, investigada pelo Grupo de Pesquisa da UNIP, em razão das variáveis conterem possíveis conflitos, incompletudes e imprecisões de dados.

Grupo de Pesquisa de Pós-Graduação da UNIP participa de estudo sobre Algoritmos Inteligentes