Aluno de Engenharia da Computação relata sua experiência na Finlândia

O aluno Vitor Gabriel Sgobbi, do curso de Engenharia da Computação, campus São José dos Campos, contemplado com uma bolsa de estudos pelo Programa Ciências sem Fronteiras, relatou sua experiência na University of Eastern Finland, parceira da UNIP na Finlândia. A bolsa de estudos foi aprovada na UNIP pela diretora do Setor de Relações Internacionais, professora Laura Ancona Lopez Freire, e pela coordenadora do PIBIC do Setor de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Marília Millan.

“Cheguei na Finlândia em meados de dezembro de 2012 para cursar o penúltimo semestre letivo.Logo nos primeiros dias, pude conhecer a bela cidade de Kuopio e sua Universidade; fiquei encantado com suas estruturas”, declarou.

A University of Eastern Finland possui um ótimo sistema de ensino, sendo a Finlândia considerada o primeiro país em qualidade de educação a nível mundial.  Por iniciativa do professor Pasi Karjalainen, Vitor pôde participar de um estágio prático na área de Processamento de Imagens, na própria Universidade.  Com isso, além das aulas assistidas, ele obteve um conhecimento prático no curso.

 “No período letivo foi feito um plano de projeto na área de estudo, para cumprir uma carga horária específica de atividades práticas, que faz parte da grade obrigatória da UNIP. O tema do projeto desenvolvido foi o Registro de imagens em câmeras com sensor infravermelho e de sistemas automobilísticos. As atividades fizeram parte do Departamento de Imagens da Universidade de Kuopio,que tem como objetivo principal desenvolver um simulador para monitorar ambientes automotivos”, contou.  

O aluno explica que, como bolsista, adquiriu uma grande experiência ao fazer amizades com outros estudantes.  “A graduação sanduíche é uma ótima oportunidade para o currículo acadêmico e profissional, pois com o Programa é possível aprender sobre novas culturas, línguas eestilos de vida, além de conhecer diversos lugares e pessoas de todo o mundo”. Ao final, Vitor deixa uma mensagem a todos os acadêmicos da UNIP:  “Estudantes que queiram participar do Programa, recomendo que se esforcem ao máximo para conquistarem seus objetivos, que tenham um bom desempenho acadêmico e fluência na língua estrangeira”.

 

Aluno de Engenharia da Computação relata sua experiência na Finlândia

Aluno de Engenharia da Computação relata sua experiência na Finlândia

Aluno de Engenharia da Computação relata sua experiência na Finlândia