Mobilidade Internacional: Relato de aluna da UNIP

A aluna Daniella Tiemi Sasaki Okida, do curso de Arquitetura da UNIP, contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Fórmula Santander Universidades, relatou sua experiência no México.

“A experiência de intercâmbio no Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM) tem sido muito enriquecedora. O sistema de ensino aqui tenta seguir os padrões norte-americanos em relação tanto ao calendário letivo quanto ao método de avaliação. Temos duas provas parciais e uma semana de provas finais, a média para passar aqui é 70% de aproveitamento. As chamadas são feitas eletronicamente e as faltas são computadas em um sistema central que já reprova o aluno automaticamente.”

Daniella cursa duas matérias em inglês e avalia que são importantes e proveitosas para o seu desempenho. “A infraestrutura oferecida é muito boa: eu, como uma estudante deficiente física, que usa cadeira de rodas, não encontrei muita dificuldade em me adaptar ao campus, apesar de a cidade como um todo não ser muito acessível. Os mexicanos em geral são sempre muito solícitos e me ajudam com muito bom humor quando encontro alguma situação em que minha deficiência atrapalha”, ressaltou.

A estudante também contou que alunos brasileiros não encontram muito problema para se adaptarem ao estilo de vida mexicano, pois trata-se de um povo muito alegre e de cultura e tradições muito fortes. “Para mim, a cultura latino-americana é extremamente rica e interessante e o México é um dos melhores países para estudá-la, visto que possui extenso patrimônio pré-hispânico. A culinária é bem diversa da culinária brasileira: aqui se consomem muitas tortillas e pouca carne (pelo menos na região de Querétaro) e existe uma variedade infindável de chiles, frutas e temperos.”

Segundo Daniella, o clima é bastante similar ao de Brasília, o que gerou conforto ao encarar o novo país. “Querétaro é conhecida por seu clima ameno e agradável e é uma das cidades mais seguras de todo o México. De fato, a atmosfera aqui é bastante calma e pacífica. É uma cidade que vem crescendo bastante nos últimos anos e oferece vários serviços e opções de entretenimento, além de estar a poucas horas da Cidade do México, que é uma das maiores cidades do mundo.”

Querétaro encontra-se em uma posição estratégica para quem gosta de viajar. Por estar no centro do país, apresenta alternativas para fácil acesso turístico-cultural, como o passeio pelas praias da Península de Yucatán, as pirâmides maias e astecas, o santuário das mariposas monarcas em Morelia, ou até compras nos Estados Unidos.

“Eu recomendo bastante a experiência de intercâmbio, porque é uma forma de enriquecimento pessoal e acadêmico e permite também que se represente o Brasil e a UNIP no exterior, o que é bastante interessante, tendo em vista o crescimento do papel do Brasil no cenário mundial”, finaliza.

 

Mobilidade Internacional: Relato de aluna da UNIP

Mobilidade Internacional: Relato de aluna da UNIP