Pós-Graduação da UNIP recebe pesquisadora da Universidade de Sonora

De 22 de novembro a 6 de dezembro de 2012, a UNIP recebeu a professora Andrea Zavala Reyna, pesquisadora da Universidade de Sonora (UNISON, México), na condição de professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, na linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial. Os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Biagio Giannetti, Cecilia Almeida, Feni Agostinho e Silvia Bonilla foram os anfitriões acadêmicos da professora estrangeira.

 

Zavala possui mestrado e doutorado em Engenharia Industrial, títulos obtidos na Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (México). Atualmente é integrante do Departamento de Engenharia Industrial da UNISON, onde em 2008 recebeu premiação em reconhecimento a seu trabalho acadêmico. Desde 2009, Andrea Zavala ministra cursos com a temática relacionada à Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, especialmente, sobre a implementação de Produção Mais Limpa em oficinas de funilaria e pintura no México.

 

Devido à sua experiência acadêmica e ao convênio de Cooperação Científica entre a Universidade Paulista e a Universidade de Sonora, a professora Zavala foi convidada a participar de pesquisa conjunta, que visa à identificação de melhorias de Produção Mais Limpa em oficinas de funilaria e pintura no Estado de São Paulo. Este projeto possui incentivo do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado e recebeu auxílio da agência mexicana de apoio à pesquisa (CONACYT, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología) e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP. Os auxílios recebidos são um importante reconhecimento institucional da relevância do projeto de pesquisa em pauta.

 

Entre as atividades desenvolvidas, durante a estadia da professora Zavala no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, destaca-se a realização do workshop Sistemas de Serviços Sustentáveis para Oficinas de Funilaria. Além de profissionais e empresários da área de funilaria, o workshop contou com a presença do presidente do SINDIFUPI (Sindicato das Indústrias de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo), Ângelo Coelho.

 

O professor Biagio destaca que “as atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período de permanência da professora Zavala fazem parte de um projeto conjunto entre as duas universidades, UNIP e UNISON. A troca de experiência em realidades culturais semelhantes é muito significativa. Os resultados apontam que, no caso brasileiro, as empresas da indústria de reparação e pintura automobilística possuem soluções de redução de desperdiço, encontradas por tentativa e erro, que podem ser transferidas para outras empresas do setor.” E ainda complementa que “este projeto de pesquisa reforça a ideia que há muito a fazer no setor das pequenas e médias empresas, para que estas se tornem mais sustentáveis e deixa clara a importância do trabalho interacadêmico de colaboração com o setor produtivo”.

 

 

Pós-Graduação da UNIP recebe pesquisadora da Universidade de Sonora

Pós-Graduação da UNIP recebe pesquisadora da Universidade de Sonora

Pós-Graduação da UNIP recebe pesquisadora da Universidade de Sonora

Pós-Graduação da UNIP recebe pesquisadora da Universidade de Sonora