Estudante da UNISON realiza pesquisa na UNIP

A UNIP e a Universidad de Sonora (UNISON), do México, são signatárias de Convênio de Cooperação Científica, que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas. Entre elas se destaca a troca de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNISON.

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da UNISON possui Status Conacyt (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México) de Programa de Excelência com Competência Internacional, tendo como característica a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas.

 

Dentro do caráter de intercâmbio e de pesquisa do convênio, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP recebeu a engenheira industrial Alejandra López Montes, aluna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNISON, que permaneceu na UNIP de 2 de outubro de 2012 a 5 de março de 2013.

 

Durante sua estada no Brasil, a estudante recebeu auxílio da agência mexicana de apoio à pesquisa – Conacyt.

 

O tema do plano de pesquisa da estudante faz parte do projeto conjunto entre as duas universidades, que estuda oportunidades de aplicação de solução de Produção Mais Limpa em empresas de pequeno e médio porte. No caso da pesquisa desenvolvida pela aluna mexicana, foi diagnosticada a sustentabilidade de empresas de funilaria na grande São Paulo. Foram avaliadas quinze empresas de pequeno e médio porte, e empresas classificadas como média para grande. Os resultados serão apresentados no Workshop Internacional em Avanços em Produção Mais Limpa que ocorrerá em maio na UNIP.

 

O professor Biagio Giannetti, líder da linha de pesquisa Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, foi o orientador da estudante durante sua estada na UNIP e destaca que “a internacionalização da Pós-Graduação fortalece a pesquisa, a formação dos alunos e traz a possibilidade de explorar temas de pesquisa, empregando diferentes visões acadêmicas. Sem dúvida alguma, essas atividades são muito saudáveis para os programas de Pós-Graduação participantes”.

 

 

Estudante da UNISON realiza pesquisa na UNIP

Estudante da UNISON realiza pesquisa na UNIP

Estudante da UNISON realiza pesquisa na UNIP

Estudante da UNISON realiza pesquisa na UNIP