Estudante da UNIP realiza estágio e participa de projeto patenteado, no México

A aluna Gracinéia Spirandelli Frias de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas, contemplada com uma bolsa de estudos do Programa Ibero-Americano Santander Universidades em 2012, e aceita pela Universidade Tecnológico de Monterrey, no México, realizou estágio no Centro del Agua para America Latina y el Caribe (CAALCA). Também participou de um projeto que recebeu a aprovação de uma patente, na qual seu nome consta como o de um dos inventores.

Gracinéia relata sua experiência: “Quando cheguei à Universidade busquei informações sobre a possibilidade de realizar estágio na instituição, sendo então encaminhada ao Centro del Agua para America Latina y el Caribe , criado para desenvolver capacidades e gerar e difundir conhecimentos para o manejo e a utilização dos recursos hídricos na América Latina e no Caribe. Sua sede principal está localizada dentro das instalações do Tecnológico de Monterrey, campus Monterrey. Fui recebida pela equipe do dr. Roberto Parra Saldívar, professor investigador do Centro del Agua  e diretor do Grupo de Bioprocessos Ambientais, do qual passei a fazer parte como estagiária. Iniciei meu trabalho auxiliando no cultivo de microalgas realizado em laboratório. Ao mesmo tempo trabalhava junto ao grupo de pesquisa que iniciava a criação de um fotobiorreator para a produção de microalgas.”

O desenvolvimento de fotobiorreatores no Centro é um dos objetivos da linha de investigação de Produção de Compostos de Valor e Biocombustíveis. O projeto de construção do Fotobiorreator de Coluna com Defletores Integrados teve os seguintes componentes em seu grupo de pesquisa: dr. Roberto Parra Saldívar, professor investigador do Centro del Agua para America Latina y el Caribe ; Pós-dra. Diana Cárdenas Chávez, investigadora do Centro del Agua para a América Latina e o Caribe; Luisaldo Sandate Flores, estudante de Mestrado em Sistemas Ambientais; Leonel Peña Angeles, estudante de Mestrado em Engenharia Energética; José Rodrigo Salmón Folgueras, professor da Cátedra de Energia Solar; dr. Carlos Ivan Rivera Solorio, professor da Escola de Engenharia e Cátedra de Energia Solar; Maria del Socorro Angel Garcia, estudante de Engenharia em Biotecnologia; todos mexicanos; e a aluna da UNIP, Gracinéia Spirandelli Frias.

“Elaborado para a produção de microalgas, o fotobiorreator em questão é um protótipo experimental construído com materiais recicláveis. Auxiliei em sua construção, nos testes de funcionamento, nas correções, nas adaptações e em todo o processo até a solicitação de registro de sua patente, que foi aceita com o número MX/a/2012/013047. Sinto-me muito feliz e orgulhosa por ter participado deste projeto juntamente com uma equipe de profissionais de alto nível que sempre me tratou com muito carinho e respeito, elogiando meu trabalho e meu país.”

 

 

Estudante da UNIP realiza estágio e participa de projeto patenteado, no México