Professores da UNIP participam como conferencistas de evento do INTA

Os professores Biagio Giannetti e Cecilia Villas Boas de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP, foram convidados pelo Centro Regional de Santa Fé (Argentina), do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), para participar da oficina Agricultura Sustentável e proferir conferência no seminário Servicios Ecosistémicos y Sustentabilidad de Agroecosistema? Cosechando Commodities y Bienestar hoy? Y Mañana?.

A oficina foi dirigida pelo professor Charles Francis, da Universidade Lincoln, de Nebraska, e da Universidade Noruega de Ciências da Vida. Durante o evento foram discutidos conceitos e estratégias para alcançar uma agricultura sustentável.

O seminário, promovido pelo INTA, aconteceu no dia 22 de julho, na Estação Experimental Agropecuária de Oliveros, com o objetivo de: analisar e discutir o duplo papel da agricultura, como provedora e consumidora de serviços ecossistêmicos; explorar as relações entre a produtividade mais elevada, a expansão da fronteira agrícola, a sustentabilidade social e produtiva e os serviços dos ecossistemas em diferentes escalas de observação; revisar aspectos metodológicos da avaliação e de valoração ambiental para a gestão integrada de agroecossistemas sustentáveis e do ordenamento do território rural.

A conferência proferida pela professora Almeida teve como título Biocombustibles: reflexiones sobre la energía neta obtenida  e o professor Giannetti coordenou o painel de encerramento do evento, que discutiu por duas horas os temas centrais do seminário.

Os professores Giannetti e Almeida também trataram sobre os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no âmbito do Acordo de Cooperação Científica entre a Universidade Paulista e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Ministério da Agricultura da Argentina) com a organizadora do evento, a pesquisadora Gloria Rótolo.

 

Professores da UNIP participam como conferencistas de evento do INTA