Encontro de Patologia Veterinária (XIV Enapave)

 

O XIV Enapave foi organizado pelo Departamento da Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária de Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e ocorreu de 12 a 16 de outubro de 2009, em Águas de Lindóia, no Centro de Convenções do Hotel Majestic.

 

O encontro desse ano teve como tema a Patologia Veterinária sem Fronteiras e contou com a participação de profissionais brasileiros e internacionais para falar sobre assuntos importantes e atuais em patologia veterinária.

 

O professor doutor Mario Mariano proferiu a palestra de abertura sobre o tema Um Mundo, Uma Patologia: A Importância da Patologia Comparada, na qual relatou também a história de sua linha de pesquisa atual sobre células B-1, ressaltando a importância do pesquisador em estar atento e aberto a novas descobertas.

 

O segundo dia iniciou-se com a palestra Células Tronco: Desvendando os Mistérios da Diferenciação Celular, ministrada pela professora Ana Flavia Popi. A palestrante apresentou as diferentes abordagens e metodologias para uso de células-tronco como terapia e também dados recentes sobre a pesquisa básica com células-tronco, visando à elucidação dos mecanismos da diferenciação celular.

 

O professor doutor José Guilherme Xavier também participou do evento com a apresentação de vários trabalhos sob a forma de pôster. 

Trabalhos apresentados na forma de pôster:
LIU, KP; ZANONI, DS; MAIO, HB; KLEEB, SR, XAVIER, JG. Cell-block de agarose como método complementar no diagnóstico citológico de tumorações cutâneas de cães. 
ZANONI, DS; MAIO, HB; KLEEB, SR, XAVIER, JG. Cell-block de agarose como método complementar no diagnóstico citológico de tumorações mamárias de cães. 
XAVIER, JG.; MOURIÑO, JMP. Casuística e aspectos histopatológicos de formações adrenais de furões (Mustela putorius furo) em São Paulo (2004-2007).

 

 

 
Encontro de Patologia Veterinária (XIV Enapave)