Quarto Congresso Internacional sobre Regulação Gênica no Desenvolvimento de Linfócitos

De 11 a 16 de outubro de 2008, aconteceu o Quarto Congresso Internacional sobre Regulação Gênica no Desenvolvimento de Linfócitos (4th International Conference on Gene Regulation in Lymphocyte Development), em Rodes, na Grécia.

 

O curso de pós-graduação em Medicina Veterinária – área de concentração: Imunopatologia Veterinária – da UNIP foi representado pelos professores Mario Mariano, coordenador do curso, e pela doutora Ana Flavia Popi.

 

Sob a forma de pôster, os professores apresentaram trabalhos sobre a regulação da expressão gênica em células B-1, enfatizando a importância dessas células como modelo de estudos para o entendimento da diferenciação celular do sistema hematopoiético e transformação neoplásica. O tema é uma das linhas de pesquisa do Programa de Doutorado em Imunopatologia da UNIP, recentemente aprovado pela CAPES.

 

O Congresso teve a presença de pesquisadores renomados da área, como o professor Meirand Busslinger, da Universidade de Viena, Áustria; o professor Stephen Nutt, do The Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research, Austrália; o professor Klaus Rajewsky, do CBR Institute for Biomedical Research, dos Estados Unidos; e a professora Ellen Rothenberg, do California Institute of Technology, também dos Estados Unidos.

 

Esse congresso acontece a cada dois anos, sendo sempre realizado na Grécia, e os organizadores do evento primam pela excelência dos trabalhos apresentados, limitando o número de participantes a algo em torno de 50 pessoas.

 

Com o programa bem organizado, incluindo todos os passos do processo de desenvolvimento linfoide, desde a hematopoiese até a ativação e ação efetora de linfócitos, as palestra conseguiram mostrar os últimos avanços sobre o complexo mecanismo de regulação gênica que ocorre durante o desenvolvimento do sistema hematopoiético. Além disso, o número reduzido de participantes e a alta qualidade dos trabalhos apresentados permitiram grandes trocas de informações e discussões durante a apresentação dos pôsteres, possibilitando encontros e formação de colaborações entre os pesquisadores.

 

Essa valiosa participação do grupo de pós-graduação em Medicina Veterinária em uma conferência de precioso conceito internacional teve apoio financeiro do Setor de Pesquisa da UNIP e da FAPESP.

Quarto Congresso Internacional sobre Regulação Gênica no Desenvolvimento de Linfócitos

Quarto Congresso Internacional sobre Regulação Gênica no Desenvolvimento de Linfócitos