Laboratório de Extração da UNIP recebe presidente da Anvisa

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, visitou o Laboratório de Extração da UNIP, localizado no campus Paulista.

A visita ocorreu no dia 1 de fevereiro e contou com a presença do professor José Augusto Nasr, do diretor da pós-graduação da UNIP, Carlos Eduardo Allegretti, e da professora Ivana Barbosa Suffredini.  

Dirceu Raposo de Mello é diretor-presidente da Anvisa pelo segundo mandato, tendo sido presidente pela primeira vez em 2005. Ele é formado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e é doutor em Análises Clínicas, além de mestre em Ciências da Saúde.

Servidor público da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1985, Mello foi dirigente de hospitais e unidades públicas de saúde, professor universitário nas áreas de bioquímica, análises clínicas, microbiologia, toxicologia, entre outras disciplinas, e presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo no período de 1998 a 2003.

 

O Laboratório de Extração Vegetal da UNIP foi inaugurado em 1996 pelos doutores Drauzio Varella e Riad Younes com o objetivo de organizar estudos em grande escala com amostras de extratos vegetais, que são testadas em modelos biológicos, farmacológicos ou fitoquímicos. Ele está inserido nos programas de mestrado em Medicina Veterinária e Odontologia e equipado para realizar pesquisas nas áreas de Farmácia (Farmacognosia, Farmacologia), Biologia (Botânica, Ecologia), Química (Química de Produtos Naturais), entre outras.

Segundo a professora Ivana Sufredini, a visita foi extremamente proveitosa: “O doutor Dirceu veio nos visitar para ficar à par dos nossos programas de pós-graduação, em particular do Projeto de Bioprospecção que mantemos na UNIP, com plantas da Amazônia e da Mata Atlântica. Ficou claro, com a visita, que o direcionamento dos cursos da pós-graduação vai ao encontro das propostas voltadas às áreas afins e abre potencial para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa, a médio prazo”.

Laboratório de Extração da UNIP recebe presidente da Anvisa