UNIP sedia Encontro e Workshop sobre mudanças climáticas

A Universidade Paulista sediou o Segundo Encontro sobre Mudanças Climáticas e o Workshop Participatório Programa Megacidades Pelo Clima, evento organizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, com parceria do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), da Unicamp, da Matilha Cultural e da UNIP.

Este evento preparatório para a Conferência do Clima de Copenhague teve como objetivo informar e discutir as ações que a Prefeitura e o Estado de São Paulo já implementaram e implementarão no sentido de mitigar o aquecimento global e a mudança climática.

O Encontro e o Workshop ocorreram no dia 26 de novembro, no campus Paraíso, contando com a participação de um expressivo público interessado no tema das mudanças climáticas. Foram distribuídas as publicações São Paulo e Mudança do Clima, cuja tiragem é limitada, que reúne as ações da Prefeitura de São Paulo para mitigar o aquecimento global e também depoimentos de pessoas que colaboram em seu dia a dia para melhorar a situação.

A mesa de abertura foi composta pelo professor Biagio F. Giannetti, pelo líder acadêmico da linha de pesquisa em Produção mais Limpa e Ecologia Industrial do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP, Aron Belinky, pelo coordenador-executivo da Campanha Tic Tac, Volf Steinbaum, pelo secretário executivo do Comitê de Mudanças Climáticas, Oswaldo Lucon, representante da secretaria estadual do Meio Ambiente e pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente em exercício, Hélio Neves. A seguir, o diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre, abordou o tema Mudança Climática e Cidades.

Biagio destacou que “a Prefeitura de São Paulo está trabalhando com metas de diminuição de emissão de gases estufa: para 2012, redução de 30% das emissões. Nos últimos cinco anos, a cidade conseguiu reduzir aproximadamente 20% de suas emissões com um único projeto: usinas de biogás nos aterros sanitários. Outros países, como Inglaterra e Alemanha, prometem desempenho semelhante para 2015 ou 2020”.

Outro fato destacado no evento é o reconhecimento internacional alcançado pela cidade de São Paulo, que faz parte da direção mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e da comissão executiva do C-40, grupo de grandes cidades lideradas por Londres e Nova York, articuladas para o combate ao aquecimento global. São Paulo tem participação ativa nas reuniões e conferências, sendo a única cidade latino-americana integrante do Comitê Executivo.

“As metas e as realizações nos deixam esperançosos, contudo, ainda há uma questão central, que é a dependência da sociedade moderna de combustíveis fósseis”, acrescentou o professor.

A Conferência do Clima em Copenhague é uma mesa planetária de negociação da redução de emissões. É uma atitude semelhante àquela dos fumantes quando percebem que o hábito que possuem não é saúdavel. A questão mais difícil de resolver é o abandono da depêndencia. A mudança de hábito implica necessariamente em um estilo de vida diferente do atual. Para alcançar esse novo estilo de vida e abandonar a dependência dos combustíveis fósseis, é necessário intensificar o esforço de pesquisa. Um esforço acadêmico, considerado esencial, é a valoração dos serviços ambientais. Precisa-se desenvolver metodologia de medição objetiva dos benefícios da preservação de uma floresta e o potencial de recursos que podem ser explorados de maneira sustentável.

“A valoração objetiva dos recursos e serviços ambientais e sua exploração sustentável são objeto de pesquisa abordados pelos Programa de Pós-graduação da UNIP. Isso tem permitido aos pesquisadores da instituição participarem de vários fóruns acadêmicos nacionais e internacionais e justifica que a UNIP seja a sede do  Segundo Encontro sobre Mudanças Climáticas e o Workshop Participatório Programa Megacidades Pelo Clima”, conclui Biagio.

UNIP sedia Encontro e Workshop sobre mudanças climáticas

UNIP sedia Encontro e Workshop sobre mudanças climáticas

UNIP sedia Encontro e Workshop sobre mudanças climáticas

UNIP sedia Encontro e Workshop sobre mudanças climáticas