Intercâmbio acadêmico entre a Universidade Paulista e a Universidade de Sonora se itensifica

A Universidade Paulista e a Universidade de Sonora, no México, são signatárias de convênio de cooperação científica, que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais se destacam a troca de professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP e da Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora.

 

De 24 a 27 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção recebeu o professor Luis Eduardo Velázquez Contreras, coordenador de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora, na condição de professor visitante do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP, na linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.

 

Velázquez é doutor pela Universidade de Massachusetts Lowell (EUA) e realizou pós-doutorado na Universidade Erasmus, na Holanda, e na Universidade de Ciências Aplicadas Zittau-Görlitz, na Alemanha. Ele é reconhecido internacionalmente por suas contribuições à ciência no campo da sustentabilidade em instituições de educação superior, realização de pesquisas em Produção Mais Limpa, estudos sobre responsabilidade social das empresas e por disseminar o conceito de comunidades sustentáveis. Além disso, é autor de artigos publicados em revistas internacionais e lecionou em mais de 15 países na Europa e na América. Atualmente, é pesquisador Nível 1 do Sistema Nacional de Pesquisadores do México e atua como coordenador de Pós-graduação e líder acadêmico do curso de Engenharia Sustentável.

 

Em 25 e 26 de novembro, o professor visitante ministrou aulas sobre Desenvolvimento Sustentável. No dia 27 de novembro, foi realizado um workshop com apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista, linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.

 

Dentro do caráter de reciprocidade do intercâmbio acadêmico, três professores da linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP, doutores Biagio Giannetti, Cecilia Almeida e Silvia Bonilla, participam do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora como professores adjuntos.

 

O líder acadêmico da linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, professor Biagio, considera que 'a troca de professores e estudantes entre o México e o Brasil fortalece a pesquisa e a formação de nossos alunos de pós-graduação e traz a possibilidade de explorar temas comuns aos latinoamericanos'.

Intercâmbio acadêmico entre a Universidade Paulista e a Universidade de Sonora se itensifica

Intercâmbio acadêmico entre a Universidade Paulista e a Universidade de Sonora se itensifica