Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias

Os alunos de pós-graduação em Engenharia de Produção e os da graduação do curso de Engenharia participaram da Quarta Conferência Paulista de Produção Mais Limpa, realizada no campus Indianópolis, no dia 6 de março.

 

O evento que tem o objetivo de reduzir impactos ambientais derivados das indústrias, contou com uma mesa-redonda coordenada pelo professor Biagio Giannetti (líder da linha de pesquisa em produção mais limpa do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP).

 

A mesa estava composta pelo professor Pedro Frugoli (Diretoria do ICET-UNIP), por representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), pelo diretor do departamento da micro, pequena e média indústria, Carlos Roberto Monteiro, pelo técnico ambiental do departamento de meio ambiente, Rui Alves de Oliveira e pelo engenheiro da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Flávio de Miranda Ribeiro (gerente do setor tecnologias de produções mais limpas e secretário executivo da mesa-redonda paulista de produção mais limpa).

 

Durante o debate, o Professor Biagio ressaltou que a UNIP e o programa de pós-graduação em Engenharia de Produção são signatários da Declaração Internacional de Produção mais Limpa, que faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Além disto, os pesquisadores dessa linha são sócios-fundadores da mesa-redonda e organizadores do workshop internacional sobre avanços em produção mais limpa.

 

Na seqüência, o professor Pedro Frugoli destacou que a forte interação entre a graduação e a pós-graduação possibilitou elaboração de duas disciplinas para os alunos do curso de Engenharia: uma que aborda o desenvolvimento e a sustentabilidade, e outra, no segundo semestre, que aborda a Engenharia e o meio ambiente. Essas disciplinas são administradas pelos docentes do programa de pós-graduação e são uma forma de inserir os importantes conceitos de prevenção à poluição na formação do engenheiro.

 

Carlos Roberto Monteiro falou sobre a importância do tema na micro, pequena e média indústria paulista e enfatizou a importância de formar engenheiros, que podem ser, no futuro, gestores da indústria ou empreendedores de seus negócios industriais, com uma visão mais próxima da realidade da indústria paulista.

 

A seguir, o engenheiro Flávio de Miranda Ribeiro ministrou uma palestra descrevendo a evolução do conceito da produção industrial no mundo. Segundo Flávio, no início a poluição era um sinal de progresso, mas esse conceito foi mudando, chegou nas técnicas de remediação e evolui para a produção mais limpa. Ele apresentou ainda alguns exemplos de casos de sucesso na indústria paulista.

 

Já o técnico ambiental, Eui Alves de Oliveira destacou as dezenas de experiências de sucesso da indústria paulista em produção mais limpa.

 

Finalizando o Workshop, o professor Biagio reiterou o convite para participar da V Conferência de Produção mais Limpa, que é uma iniciativa da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), que tem o intuito de realizar ações de cooperação mútua entre a Fiesp e as Universidades, para orientação e conscientização sobre a importância da gestão de Produção mais Limpa nas Empresas. A UNIP é uma das instituições de ensino que participam dessa iniciativa.

Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias

Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias

Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias

Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias

Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias