Aluno da UNIP é autor de artigo em periódico científico internacional

A revista Journal of electroanalytical chemistry publicou, no dia 15 de junho, o artigo Platinum surface modification with cerium species and the effect against the methanol anodic reaction, de autoria do aluno de iniciação científica José Guilherme Carvalho, dos pesquisadores Silvia Bonilla, Cecília Almeida e Biagio Giannetti, do laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada (Lafta), e do pesquisador visitante Fernando Zinola, da Universidade de la Republica (Udelar), Uruguai.

Segundo Silvia Bonilla, que orientou José Guilherme e coordenou o projeto de pesquisa, o Journal of electroanalytical chemistry é a principal revista internacional dedicada aos aspectos teóricos e aplicados da eletroquímica interdisciplinar e possui fator de impacto próximo de 2,6 (em 2007).

 

Ainda de acordo com Silvia, pelo fator de impacto da revista, a Capes a considera uma publicação de elevado padrão acadêmico (Qualis internacional A). Ela declarou, também, que raramente alunos de iniciação científica publicam suas pesquisas em periódicos de circulação internacional.

 

O artigo trata da caracterização das propriedades eletrocatalíticas de superfícies modificadas de platina na oxidação direta de metanol. O conhecimento gerado pode ser aplicado para baratear o uso de célula a combustível, que opera com oxidação direta de álcool. Geralmente, essa tecnologia utiliza o oxigênio como combustível para gerar eletricidade com alta eficiência e com emissões nulas ou baixas de poluentes. A célula a combustível possui potencial para revolucionar os setores de energia, transportes e entretenimento em todo o mundo.

 

A coordenadora do projeto explica que a publicação é resultado do trabalho em equipe desenvolvido no Lafta e que o projeto tem recebido apoio de diferentes fontes de financiamento, como o do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (bolsas de iniciação científica Pibic-CNPq).

 

Além desse apoio financeiro, a pesquisa, que está sendo desenvolvida em sistema de cooperação internacional com a Udelar, também recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Vice-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNIP.

 

O pesquisador Fernando Zinola, que ocupa o cargo diretor da Faculdade de Ciências da Udelar, esteve na UNIP por várias vezes desenvolvendo o projeto, com apoio da Fapesp.

Aluno da UNIP é autor de artigo em periódico científico internacional

Aluno da UNIP é autor de artigo em periódico científico internacional

Aluno da UNIP é autor de artigo em periódico científico internacional