Especialista americano em Produção Mais Limpa fará conferência na UNIP

Um dos maiores especialistas internacionais na área de Produção Mais Limpa - o professor e cientista americano Donald Huisingh - estará pela primeira vez no Brasil e irá participar da conferência de abertura e do International Workshop on Advances in Cleaner Production. O evento ocorrerá em São Paulo, campus Indianópolis da Universidade Paulista (UNIP), de 21 a 23 de novembro. 

 

Donald Huisingh é amplamente reconhecido na comunidade acadêmica internacional por sua atuação em Produção Mais Limpa e em Desenvolvimento Sustentável. É autor de mais de 200 publicações profissionais, produções em áudios, vídeos e simulações; fundador e editor chefe do Journal of Cleaner Production - uma publicação da Elsevier Science - e do The International Journal of Sustainability in Higher Education, publicação da Emerald Press. 

Sob a temática central O Papel da Produção Mais Limpa no Desenvolvimento Sustentável das Sociedades Modernas, a conferência abordará um tema, no mínimo, provocativo: Por que a Produção Mais Limpa de Produtos e de Serviços mais limpos É Insuficiente para Alcançar  Sociedades Sustentáveis? (Why is the Cleaner Production of Cleaner Products and provision of Cleaner Services insufficient for achieving sustainable societies?).

 

Segundo Biagio Fernando Giannetti, presidente do comitê organizador do evento e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP, tendo em vista que as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente são aspectos do almejado desenvolvimento sustentável, a Produção Mais Limpa é um conceito que vai além do simples controle da poluição. Ela envolve pesquisa e desenvolvimento de novos processos, materiais e produtos que resultem em maior eficiência no uso de recursos e de energia.

 

'Prevenção é  a primeira abordagem dos governos e das corporações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Para isso é necessário assegurar estratégias ambientalmente amigáveis e economicamente robustas de produção e de serviços. Entretanto, essas iniciativas, mesmo que implementadas por todos os governos e corporações, não representam uma garantia de alcançar o desenvolvimento sustentável, e isso se deve à falta de uma ciência e, conseqüentemente, de uma engenharia do desenvolvimento sustentável consolidada. O tema do International Workshop on Advances in Cleaner Production estimula essa discussão de fundamental importância', explica Biagio.

 

Para mais informações sobre o International Workshop on Advances in Cleaner Production acesse: www.advancesincleanerproduction.net.

 

Especialista americano em Produção Mais Limpa fará conferência na UNIP