UNIP é signatária de Declaração Internacional da ONU para o Meio Ambiente

O professor Biagio Giannetti assinou, em nome da Universidade Paulista e da pós-graduação em Engenharia de Produção, campus Indianópolis, a Declaração Internacional de Produção Mais Limpa, do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), durante a Terceira Conferência de Produção Mais Limpa, no dia 14 de setembro.

 

A declaração internacional representa um compromisso das organizações com a produção sustentável e foi lançada em 1998, em Seul, Coréia do Sul. Desde então, organizações de diversos países têm preparado cerimônias de adesão à referida declaração, deixando suas assinaturas registradas em livro que fica sediado em Paris.

 

A declaração conta com 1.700 signatários, entre países, empresas e universidades. Apenas duas Universidades assinaram o termo: a UNIP e a Universidade de São Paulo (USP). Ao integrar esse seleto grupo, a Universidade Paulista se compromete a fomentar a produção mais limpa e reconhece que o desenvolvimento sustentável é uma responsabilidade coletiva.

 

Para Biagio, a adesão às propostas da declaração internacional de produção mais limpa implica em um envolvimento ainda maior da instituição com o desenvolvimento sustentável. “O Programa de Pós-Graduação tem trabalhado com afinco nessa área, sendo a UNIP a única instituição de ensino superior brasileira que possui programa de pós-graduação em Engenharia de Produção, reconhecido pela Capes, com área de concentração em produção e meio ambiente, e com linha de pesquisa em produção mais limpa e ecologia industrial”. 

O professor salientou que a instituição conta com grupos de pesquisa que desenvolvem temas que contribuem para o aperfeiçoamento do desenvolvimento sustentável no Brasil. Dentre as diversas atividades dos grupos de pesquisa, destacam-se as pesquisas do Laboratório de Físico-química Teórica e Aplicada (Lafta) na área de contabilidade ambiental; e os estudos da equipe multidisciplinar de pesquisadores, a bordo do barco Escola da Natureza, que conduz estudos botânicos e colhe plantas da bacia do rio Negro para a preparação de extratos.

UNIP é signatária de Declaração Internacional da ONU para o Meio Ambiente

UNIP é signatária de Declaração Internacional da ONU para o Meio Ambiente