Professora do curso de Letras concede entrevista à rádio da Universidade Estadual de Londrina

Como parte da divulgação de suas pesquisas sobre as possíveis origens da canção italiana Bella Ciao e suas diversas versões em português, a professora doutora Denise Durante, do curso de Letras da Universidade Paulista – UNIP, campus Santos/Rangel, concedeu uma entrevista à rádio da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A conversa foi divulgada por meio de um podcast, no dia 25 de abril, data em que, na Itália, ocorre a chamada Festa della Liberazione, que celebra o fim do domínio nazifascista no território italiano e a vitória dos membros da Resistência em favor da democracia e da liberdade.

No blog da escola de italiano I Bravissimi, da Associação Cultural Italiana de Londrina, também foi publicado o texto Bella Ciao & Festa della Liberazione, de autoria da professora Denise Durante. O artigo indica dados bibliográficos relevantes sobre as origens da canção Bella Ciao, que tem tido influência sobre manifestações políticas recentes no Brasil, derivando diversas versões, bem como ocupado espaço nos contextos do entretenimento (a canção foi retomada, por exemplo, na série televisiva espanhola La Casa de Papel) e da publicidade, entre outros.

Denise Durante é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Língua e Literatura Italiana e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Conheça a história por trás do hino da resistência no podcast Bella Ciao & Festa della Liberazione.