Aluna de Mestrado em Sustentabilidade da UNISON realiza intercâmbio no PPGEP da UNIP

Intercâmbio e pesquisa são elementos essenciais do convênio de cooperação científica da UNIP com a Universidade de Sonora (UNISON, México). Colocando mais uma vez em prática este compromisso, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP recebeu a aluna mexicana Marisela Trillas Ortiz, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da UNISON, entre os meses de outubro e novembro de 2019.

Durante sua estadia na UNIP, que contou com apoio do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT), a aluna realizou atividades de pesquisa sobre metodologias relacionadas ao estudo da felicidade e da pegada ecológica em instituições de Ensino Superior, coletando dados para análise de indicadores. Os resultados alcançados foram apresentados em seminários com a presença de alunos e professores do PPGEP.

O PPGEP da UNIP vem desenvolvendo um projeto de pesquisa que aborda o tema da sustentabilidade em instituições de Ensino Superior e, atualmente, é objeto de estudo de doutorado de um dos alunos do Programa. O referido trabalho consiste no diagnóstico de universidades sustentáveis em seis países: China, Brasil, Estados Unidos, Itália, Peru e México.

Todas as atividades realizadas por Marisela Ortiz foram supervisionadas pelo coordenador da Área de Concentração Sustentabilidade em Sistemas de Produção e do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA) da UNIP, Biagio Giannetti. O professor coorienta a dissertação da aluna e de outros pós-graduandos na UNISON, onde atua como professor visitante.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da UNISON possui status CONACYT de Programa de Excelência com Competência Internacional, contando com a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas.

Aluna de Mestrado em Sustentabilidade da UNISON realiza intercâmbio no PPGEP da UNIP