Aluna da Universidad Siglo 21 relata sobre intercâmbio no campus Paraíso

A estudante da Universidad Siglo 21, na Argentina, Carol Agustina Planckensteiner, realizou intercâmbio no curso de Relações Internacionais do campus Paraíso, no período de agosto a dezembro de 2019. Após sua temporada de estudo no Brasil, a aluna relatou como foi a sua experiência.

Carol contou que muitas pessoas questionaram sobre sua escolha de realizar um intercâmbio no Brasil e que, no começo, respondia que pretendia ser diplomata e considerava importante conhecer o maior país e parceiro da América do Sul. Contudo, sua perspectiva mudou, assim como mudaram todos os seus planos para o futuro.

“No âmbito pessoal, eu achei o Brasil muito aconchegante, um lugar onde sempre posso encontrar pessoas dispostas a ajudar, explicar e falar devagar quando eu não entendia, isso na Universidade, na república onde morei ou mesmo na rua. Também gostei muito da multiculturalidade do Brasil, que me permitiu aprender muito mais do que eu esperava sobre a cultura brasileira e outras culturas também.”

A aluna disse ainda que o curso de Relações Internacionais da UNIP ofereceu muitas palestras de diversos temas com especialistas. “Adorei ouvir e participar de cada uma delas, além das aulas com professores excelentes, sempre dispostos a esclarecer minhas dúvidas, e com didáticas tão claras que desde o primeiro dia me permitiu compreender tudo”, destacou a estudante, que tinha o português muito limitado no começo do intercâmbio.

Carol Planckensteiner fez questão de destacar também o comportamento dos funcionários da Universidade. “O pessoal da secretaria, da internacionalização e da coordenação foram sempre muito atenciosos. Enfim, estou totalmente agradecida às pessoas que conheci neste intercâmbio, tanto no âmbito acadêmico como fora dele, e especialmente grata à UNIP, por me receber e aportar valiosos ensinamentos na minha vida pessoal e acadêmica.”

Aluna da Universidad Siglo 21 relata sobre intercâmbio no campus Paraíso