Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP realizou o Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0, nos dias 1º e 2 de outubro, no campus Indianópolis. 

O evento foi organizado pelos professores do Grupo de Pesquisa da UNIP/CNPq Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais, José Benedito Sacomano, Márcia Terra da Silva, Rodrigo Franco Gonçalves e Silvia Helena Bonilla, juntamente com o professor convidado Walter Cardoso Sátyro. Contou ainda com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.

Na manhã do primeiro dia, a sessão de abertura foi composta pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Marina da Camino Ancona Lopez Soligo, pelo coordenador do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, Oduvaldo Vendrametto, e pelo diretor-executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo Saraiva Delgado. Falando sobre o tema Industry 4.0 from ABIMAQ´s Vision, Delgado demonstrou excelente domínio tecnológico do assunto e apresentou um panorama completo da realidade atual do país em termos de inovação dos processos de produção nas indústrias.

No período da tarde, o presidente da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, Maurício Muramoto, proferiu a palestra Good German Practices for Industry 4.0, propiciando uma discussão científica interativa com a plateia, composta por professores, estudantes e profissionais da área.

No segundo dia, o diretor-geral da Kuka Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian, apresentou o tema World Advances and Challenges of Robotics in Brazil, provocando um debate sobre o uso de robôs colaborativos em empresas do Brasil e do mundo. À tarde, a palestra Rethinking Quality with Industry 4.0, proferida pelo CEO da Hexagon, Danilo Lapastini, trouxe uma reflexão, por sua vez, sobre o conceito de qualidade no âmbito da Indústria 4.0.

O Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0 foi um evento gratuito e aberto para a participação de professores, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos nas áreas de inovação e novas tecnologias. 

Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0

Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0

Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0

Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0

Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0