Estudante do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Sonora realiza estudos na UNIP

A UNIP e a Universidad de Sonora – UNISON, do México, são signatárias de convênio de cooperação científica, que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas. Dentre elas, se destaca a troca de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP da UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNISON.

Diante do caráter de intercâmbio e de pesquisa desta parceria, o PPGEP da UNIP recebeu Derek Penã León, aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNISON. A estada do acadêmico no Laboratório de Produção e Meio Ambiente – LaProMA, com a orientação do professor Biagio Giannetti, deu-se entre os dias 04 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015.

No final de suas atividades acadêmicas na UNIP, o estudante expôs um seminário intitulado Contabilidade Ambiental em Emergia da Produção de Diferentes Tipos de Vermicompostos. A apresentação contou com a participação de docentes e discentes do PPGEP e serviu para se discutir os principais avanços relacionados ao projeto de pesquisa do estudante durante seu intercâmbio.

Os estudos de campo foram realizados devido a outro convênio de cooperação científica estabelecido pela UNIP e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS. Esta parceria permitiu que o aluno estrangeiro realizasse experimentos nas instalações agrícolas do campus Inconfidente – IFSULDEMINAS.

Estudante do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Sonora realiza estudos na UNIP