UNIP promove Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP realizou o Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no campus Indianópolis. O evento foi organizado pelos professores pesquisadores José Benedito Sacomano, Márcia Terra da Silva, Rodrigo Franco Gonçalves e Silvia Helena Bonilla, juntamente com o aluno de pós-doutorado Walter Cardoso Sátyro, que integram o Laboratório de Inovação e Pesquisa em Gestão de Sistemas de Operações da Indústria 4.0 (Lab. 4.0). E contou ainda com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP. A mesa da sessão de abertura foi composta pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Marina Ancona Lopes Soligo, pelo coordenador do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, Oduvaldo Vendrametto, pelo professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mauro de Mesquita Spinola, e pela gerente divisional de tecnologia da ABIMAQ e primeira palestrante do dia, Anita Dedding. Discorrendo magistralmente sobre o tema Industry 4.0The strengthening of the technology and innovation, Anita Dedding propiciou uma discussão científica bastante interativa com os participantes.

Ainda no primeiro dia, no período da tarde, a empresa NVIDIA marcou presença com a participação do doutor Márcio Gomes de Aguiar, que proferiu a palestra Development of Industry 4.0 in Brazil e mostrou excelente domínio tecnológico do assunto, oferecendo um panorama completo da realidade atual do país em termos de inovação.

O segundo dia do Workshop teve o tema Transforming data into profits apresentado pela manhã pelo doutor André Bortolin Nery, do grupo Keyrus, que provocou muitas questões na plateia sobre novos modelos de negócios e inovação, estendendo a discussão após o coffee break. À tarde, a palestra Industry 4.0 – Prepared to the revolution?, com o doutor Ronaldo Fragoso, da empresa Deloitte, possibilitou uma análise sobre o reflexo que a Indústria 4.0 traz para as empresas ao redor do mundo, incluindo a situação do Brasil.

O evento foi gratuito e contou com a participação de professores, estudantes e profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos nas áreas de Tecnologia e Inovação.

UNIP promove Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0

UNIP promove Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0

UNIP promove Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0

UNIP promove Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0