Coordenadora do curso de Letras lança e-book

Em 30 de novembro, ocorreu o lançamento do e-book Fantástico e seus arredores: figurações do insólito, organizado pela coordenadora do curso de Letras do campus Chácara Santo Antônio, Lígia Menna, juntamente com a professora Maria Zilda da Cunha (USP).

O livro é fruto de um projeto do Grupo de Pesquisas em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP, do qual Lígia Menna é membro e pesquisadora convidada.

A obra reúne textos de 25 estudiosos que elegeram a literatura e seus possíveis diálogos com outras artes como objeto de investigação, com destaque para obras literárias de cunho fantástico, maravilhoso, entre outras facetas do insólito. A coordenadora geral do curso de Letras da UNIP, Roseli Gimenes, participa da publicação com o texto Brás Cubas e Teleco: o delírio da morte, no qual reflete sobre as relações inusitadas entre os personagens de Machado de Assis e Murilo Rubião, respectivamente. Já a professora Lígia Menna, além de organizadora, é autora do texto (Re)Leituras do maravilhoso: “A Rainha da Neve”, de Hans C. Andersen, e seus múltiplos diálogos, no qual discorre sobre um conto anderseniano bastante revisitado por diferentes mídias.

Os leitores ainda encontrarão textos sobre as narrativas de Edgar Allan Poe, Mia Couto e famosos personagens como Harry Potter, Homero e Alice (do país das maravilhas), entre outros. O livro está disponível no Portal Livros Abertos da USP.