Encontro de Letras do campus Vergueiro

O curso de Letras do campus Vergueiro realizou, nos dias 27 e 30 de outubro, o Encontro de Letras, que abordou o tema Atuação profissional na área de Letras. Sob coordenação da professora Joana Ormundo, o objetivo do evento foi apresentar palestras sobre a atuação profissional nas áreas de tradução, ensino, literatura e pesquisa. As atividades aconteceram nos períodos da manhã e noite.

No primeiro dia, o professor da Universidade Estadual de Maringá, PR, Helcius Batista Pereira proferiu a palestra A pesquisa da história da língua. Em seguida, a professora Ana Lúcia Machado tratou das Diretrizes da Educação Básica – 20 anos de construção e, por fim, a professora Lilian dos Santos discorreu sobre A construção de sentidos em textos multimodais – uma análise de memes.

Na manhã do segundo dia, a ex-aluna do campus e escritora Daniele de Oliveira falou sobre O processo criativo do escritor, e a professora do curso de Letras Solange Gervai refletiu sobre a Escola do século XIX, professor do século XX e aluno do século XXI. No período noturno, ocorreram três palestras: Literatura Brasileira: do átomo ao bit, com a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes; Formação de professores de línguas: refletindo sobre o amanhã, com a professora Rosinda Ramos; e Bê-á-bá da tradução, com o tradutor Victor Gonzales.

Houve ainda exposição de banners com os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do último semestre do curso, que puderam apresentar e discutir seus temas de pesquisa com professores e colegas. Foi uma oportunidade de diálogo bastante enriquecedora para os alunos se prepararem para a apresentação de seus estudos à banca de TCC.

Outra atividade importante promovida pelo evento envolveu estudantes do campus selecionados para participar do programa de Mobilidade Internacional da UNIP. As alunas Josi Rocha e Juliana Baldim, que irão para Portugal e Uruguai, respectivamente, conversaram com os participantes sobre o processo de inscrição e seleção para o intercâmbio internacional.