Encontro de Letras no campus Marquês
O Encontro de Letras do campus Marquês ocorreu nos dias 19, 26 e 27 de setembro e teve como tema Letras dentro e fora da caixa: perspectivas teóricas e desdobramentos práticos.
O objetivo foi mostrar, sobretudo ao corpo discente do curso, como os pesquisadores de uma comunidade acadêmica se preocupam e trabalham para incluir teorias e práticas em suas atuações profissionais diárias. Por meio da pesquisa, eles buscam problematizar, investigar, discutir e propor melhorias ao panorama educacional brasileiro, contribuindo, assim, no desenvolvimento de cidadãos críticos.
No dia 19 de outubro, no encontro da manhã, a professora Edna Calobrezi discorreu sobre O texto literário em foco, com base na análise das metáforas do conto Meu tio o Iauaretê, de Guimarães Rosa. Em seguida, a professora Ana Lucia Machado apresentou e comentou as Diretrizes da Educação Básica em seus 20 anos de construção.
Nos dias 26 e 27 de outubro as palestras foram realizadas no período noturno e giraram em torno da importância da multimodalidade e do letramento visual na sociedade atual. A professora Lilian Dal Cin discorreu sobre o assunto em A construção de sentidos em memes. Já o professor convidado Daniel de Mello Ferraz abordou o tema em sua palestra intitulada Transformações sociais e educação linguística: as contribuições do letramento visual. Por fim, a professora Andréa Cotrim discutiu a questão na apresentação Gênero e raça encenados: letramento visual e uma análise crítica da cinematografia estadunidense.
Encerrando o evento, o ex-aluno de Letras e professor Márcio Vidal conversou sobre a Cooperifa e a literatura periférica: poetas das periferias e a tradição literária brasileira.
Os estudantes participaram ativamente dos debates com perguntas, comentários e questionamentos, ressaltando assim o papel do educador de estar sempre bem informado e atento na articulação entre teoria, prática e demandas da sociedade atual.