UNIP e Curso Objetivo oferecem palestras específicas para o público da Expo CIEE 2017

A programação especial, de 36 palestras, com 40 minutos de duração cada, volta-se para o conhecimento da área profissional, com abordagens diretas sobre a realidade do mercado de trabalho de 19 profissões nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas. Em paralelo, professores do Curso Objetivo dão palestras sobre conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, a cada dia uma câmera GoPro será sorteada para os novos inscritos nos processos seletivos.

 

 

Informação, planejamento em longo prazo e coragem para dar uma guinada no futuro são fatores essenciais para escolher uma profissão. Medo, indecisão e insegurança são características marcantes dos jovens que estão às vésperas dos vestibulares, e a angústia só aumenta diante das centenas de opções de carreiras e de oportunidades de trabalho.

 

Ciente disso, a Universidade Paulista (UNIP) e o Curso Pré-Vestibular Objetivo realizam uma série de atividades que visam orientar os estudantes quanto à escolha da carreira e seus processos seletivos. Uma delas é a participação na Feira do Estudante Expo CIEE, que este ano acontecerá entre 26 e 28 de maio (sexta-feira a domingo), no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, em São Paulo.

 

Com dois espaços – em um estande próprio (número 05) e no auditório Objetivo-CIEE –, a UNIP e o Objetivo oferecerão uma programação intensa de 36 palestras, com 40 minutos de duração cada, sobre assuntos direcionados aos estudantes, aprofundando-se na realidade da formação de 19 profissões nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas e, ainda, com conteúdos específicos para o Enem.

 

A programação da UNIP e do Curso Objetivo acontecerá em paralelo. Entre 26 e 28, sempre a partir das 9h30, em um miniauditório projetado dentro do espaço expositivo da universidade na Feira Expo CIEE 2017, as palestras sobre carreiras e profissões serão apresentadas por professores – todos em sua formação, mestres e doutores – dos cursos de Graduação da UNIP. Eles apresentarão informações sobre diversas carreiras, da teoria à prática, com dados atuais sobre a realidade no mercado de trabalho e perspectivas profissionais.

 

Outro destaque da UNIP é o processo seletivo para a graduação presencial e a distância (EaD) da universidade para o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018. Assim, todos os estudantes que se inscreverem para as provas de um desses períodos concorrerão a uma câmera GoPro, em sorteio diário, no próprio estande da UNIP.

 

A rodada de 26 palestras apresentadas por 18 professores começa, na sexta-feira (26), com “Porque escolher Direito”, com a professora Dra. Taís Angélica M. Porto, segue por outras áreas, por exemplo, Recursos Humanos, através da palestra “Gestão na Economia Digital brasileira”, com a professora Angela Pizzo, e entre outras, encerra com “Papel Estratégico do Administrador no Ambiente de Negócios”, com o professor Luiz Vagner Ferreira, do curso de Administração de Empresas da UNIP.

 

No dia seguinte (27), os temas seguem bastante focados e traçando incentivo para o ingresso no mercado de trabalho. Algumas palestras do dia são: “Fisioterapia: novas áreas de atuação profissional”, com a professora Kelly Cristina Sanches, “Atuação do cirurgião dentista: da saúde bucal à estética” com o professor Bruno Caputo, “O futuro da Arquitetura e Urbanismo”, com a professora Ana Elena Salvi, e “Carreiras em Matemática: Academia, Ciência e Mundo Corporativo”, com o professor Ricardo Drudi, da graduação de Matemática.

 

No último dia da Feira Expo CIEE (28), no estande da UNIP, as palestras vão novamente a fundo a algumas áreas, como Enfermagem, com a apresentação da palestra “Prevenção de DST e Contracepção” pela professora do curso Tais M. Lorenzetti Fortes, e Medicina Veterinária, com “Medicina Veterinária: o que esperar do curso e onde atuar como profissional”, com a professora Juliana Junqueira Moreira. Ao final, a programação completa.

 

 

 

SORTEIO DE GOPRO NO PROCESSO SELETIVO

 

Uma vez por dia, no estande da UNIP, todos aqueles que se inscreverem no processo seletivo do segundo semestre deste ano ou do primeiro de 2018 para a graduação presencial ou a distância (EaD) de qualquer curso oferecido pela Universidade Paulista vai concorrer a uma câmera GoPro de última geração.


Diariamente também, entre 10h30 e 11h10, a formação em “Fotografia” será tema de diferentes palestras apresentadas pelo professor Egídio Toda. Na sexta-feira, será abordada a relação da foto com o design gráfico; no dia seguinte, o universo da Fotografia, no geral; no encerramento, a relação com as Artes Visuais.

 

 

 

PREPARAÇÃO PARA O ENEM

 

De sexta-feira (26) a domingo, sempre entre 12h e 16h, professores do Curso Objetivo apresentarão três palestras por dia, com temas específicos para quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. O tema de abertura, às 12h do primeiro dia da Feira Expo CIEE 2017, é “Enem: O novo cenário do vestibular”, depois, às 14h, “Geopolítica e geografia política no Enem”, ambas as palestras ministradas pelo professor de geografiaAntonio de Carvalho Junior. A partir das 16h, será abordada “A redação no Enem 2017”, pela professora de redação Viviani Xanthakos.

 

No segundo dia (27), os assuntos são interdisciplinares: às 12h, “A matriz energética no Brasil”, apresentada pelo professor de física Rogério Trava Airoldi; às 14h, “Sustentabilidade e química: Problemas ambientais nos vestibulares” e, às 16h, “Sustentabilidade e química: As questões energéticas”, as duas palestras apresentadas pelo professor Bruno Valle, da cadeirade química do Objetivo

 

O último dia de palestras sobre o Enem, no auditório Objetivo-CIEE, atém-se a pautas em debate na sociedade brasileira: “Formação cultural do Brasil”, a partir das 12h, e “Aspectos da intolerância no Brasil”, às 14h, ambas com o professor de históriaRicardo Felipe di Carlo. Às 16h, o encerramento se dá com a palestra “Inglês no Enem: do ensino médio ao ensino máximo!” com a professora Elaine Callegari.

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na Feira Expo CIEE 2017

Dias 26, 27 e 28 de maio (sexta-feira a domingo)

Das 9h às 19h

Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3

Estande da UNIP – Rua 05

Auditório Objetivo-CIEE – Pavilhão do Ibirapuera

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Palestras da Universidade Paulista – UNIP

 

Dia 26 de maio (sexta-feira)

9h30 às 10h10 -  Direito -  Por que escolher direito? -  Prof.ª Dra. Taís Angélica M. Porto

 

10h30 às 11h10 -  Fotografia  -  Fotografia e design gráfico - Prof.º Egídio Toda

 

11h30 às 12h10  - Arquitetura  -   O futuro da arquitetura e urbanismo e Urbanismo  - Prof.ª Ana Elena Salvi

 

12h30 às 13h10 - Com. Social  - Vídeos nas redes sociais    

(Publi. Prop.)  -  Prof.º Carlos Roberto Vaz Velota

 

 

13h30 às 14h10    - Medicina -  Medicina veterinária: o que esperar do curso Veterinária e onde atuar como profissional -  Profª Juliana Junqueira Moreira

 

14h30 às 15h10    - Propaganda - As recentes transformações do Marketing e Marketing  e suas implicações na Psicologia - Prof.ª Vania De Toledo Piza

 

15h30 às 16h10  - Psicologia  - Psicologia : ciência e profissão -Prof.ª Claudia Ruggi

 

16h30 às 17h10  - Recursos -  Gestão na Economia Digital Brasileira Humanos - Prof.ªAngelaPizzo

 

17h30 às 18h10 - Administração - Papel estratégico do administrador no ambiente de negócios -   Prof.º Luiz Vagner Ferreira

 

 

Dia 27 de maio (sábado)

9h30 às 10h10 Fisioterapia  -   Fisioterapia: novas áreas de atuação profissional - Prof.ª Kelly Cristina Sanches

 

10h30 às 11h10 - Fotografia - O universo da fotografia - Prof.º Egídio Toda

 

11h30 às 12h10  - Odontologia -  Atuação do cirurgião dentista: da saúde bucal a estética -  Prof.º Bruno Caputo

 

12h30 às 13h10 -  Letras   - O poder de letras na comunicação e na Educação  -  Prof.ª Simone Camacho

 

13h30 às 14h10  - Farmácia -   Perspectivas profissionais farmacêuticas - Prof.º Humberto Frias

 

14h30 às 15h10   - Arquitetura - O futuro da Arquitetura e Urbanismo e Urbanismo - Prof.ª Ana Elena Salvi

 

15h30 às 16h10   - Medicina Veterinária  -   Medicina veterinária: o que esperar do curso e onde atuar como profissionalProf.ª Juliana Junqueira Moreira

 

16h30 às 17h10 - Ciência da Comp.     Novos paradigmas da computação Sistemas da Inf.   -   Prof.º Marcelo Nogueira

 

17h30 às 18h10    - Matemática -    Carreiras em matemática: Academia, Ciência e Mundo Corporativo - Prof.º Ricardo Drudi

 

 

 

Dia 28 de maio (domingo)

9h30 às 10h10 - Enfermagem - Prevenção de DST e Contracepção Prof.ª Tais M. Lorenzetti Fortes

 

10h30 às 11h10 - Fotografia -  Artes Visuais e a Fotografia -Prof.º Egídio Toda

 

11h30 às 12h10 - Odontologia - Atuação do cirurgião dentista: da saúde bucal a estética - Prof.º Bruno Caputo

 

12h30 às 13h10 -  Educação Física -  Educação Física: a profissão do futuro -  Prof.ºAdilson

 

13h30 às 14h10   - Arquitetura -   O futuro da Arquitetura e Urbanismo e Urbanismo   -  Prof.ª Ana Elena Salvi

 

14h30 às 15h10     - Medicina Veterinária -   Medicina veterinária: o que esperar do curso -   e onde atuar como profissional - Prof.ª Juliana Junqueira Moreira

 

15h30 às 16h10  - Turismo -  Empreendedorismo no Turismo - Prof.ª Sandra Nunes

 

16h30 às 17h10   -  Administração -  O papel do Administrador - Prof.ª Silvia Helen

 

 

Palestras do Curso Objetivo

 

Dia 26 de maio (sexta-feira)

12h às 12h40: Enem: O novo cenário do vestibular

 Prof. Antonio de Carvalho Junior

 

14h às 14h40:         Geopolítica e geografia política no Enem

                       Prof. Antonio de Carvalho Junior

 

16h às 16h40:         A redação no Enem 2017 

                            Prof.ª Viviani Xanthakos

 

Dia 27 de maio (sábado)

12h às 12h40:         A matriz energética no Brasil 

                       Prof. Rogério Trava Airoldi    

 

14h às 14h40:         Sustentabilidade e química: Problemas ambientais nos vestibulares    

                       Prof. Bruno Valle  

 

16h às 16h40:         Sustentabilidade e química: As questões energéticas

Prof. Bruno Valle   

    

Dia 28 de maio (domingo)

12h às 12h40:         Formação cultural do Brasil 

Prof. Ricardo Felipe di Carlo  

 

14h às 14h40:         Aspectos da intolerância no Brasil

Prof. Ricardo Felipe di Carlo  

 

16h às 16h40:         Inglês no Enem: do ensino médio ao ensino máximo!

Profª Elaine Callegari