Aluno da UNIP contemplado pelo Ciência sem Fronteiras relata sua experiência na Alemanha

O aluno Luiz Fernando Costa da Silva, do curso de Engenharia Mecânica, campus Bauru, que foi contemplado com uma bolsa de estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras, relatou sua experiência na Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha. “Mesmo que eu tenha estudado muito sobre a cultura alemã e me preparado para as dificuldades que aqui encontraria, a adaptação no país foi um pouco difícil. Por um lado, porque cheguei com o nível intermediário (B1) de fluência na língua alemã e, por outro, porque o sistema de ensino possui algumas características diferentes do brasileiro”, disse Luiz Fernando.

Segundo o acadêmico, em seu primeiro contato com o modelo de ensino proposto pela universidade, ele aprendeu a lidar da melhor forma possível diante de situações com as quais não estava acostumado. Disse ainda, que na Ruhr-Universität Bochum, na área de Engenharia Mecânica, os alunos são avaliados em todas as matérias apenas uma vez no final do semestre; não há possibilidade de fazer recuperação e, em sua maioria, as provas são orais no período de 20min a 45min.

“Recebi muitas dicas sobre aplicação e uso da teoria na Engenharia, uma vez que muitos professores são engenheiros de longa carreira, e a maioria trabalha em sua própria empresa”, explicou.

Um ponto importante observado pelo estudante Luiz foi o nível de formalidade e respeito entre professores e alunos. Um exemplo disso é usar pronomes de tratamento, adicionar títulos, ou chamar o professor pelo seu sobrenome. Também, para conversar com o professor, é necessário fazer uma solicitação por e-mail e agendar um horário.

“A língua alemã é muito rica em vocabulário e possui uma estrutura gramatical bastante complexa, esforcei-me muito para aprendê-la, mas ainda há o que melhorar. Hoje me sinto muito contente com minha adaptação à cultura alemã, meu desenvolvimento e crescimento, e pronto para maiores desafios, como o de estagiar na organização alemã de pesquisa – Instituto Fraunhofer. Estudar na Alemanha é uma experiência incrível e repleta de aprendizados”, finalizou o aluno Luiz Fernando Costa.

Mais informações consulte Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica ( link: http://www1.unip.br/servicos/aluno/relacoes_internacionais.aspx)

 

 

Aluno da UNIP contemplado pelo Ciência sem Fronteiras relata sua experiência na Alemanha

Aluno da UNIP contemplado pelo Ciência sem Fronteiras relata sua experiência na Alemanha