I Semana de comunicação e Letras em Jundiaí é um sucesso

 

O campus Jundiaí, da UNIP inovou com a I Semana de Comunicação e Letras, desenvolvida conjuntamente pelos cursos de Jornalismo e Letras, que aconteceu durante os dias 20 e 22 de outubro deste ano. A idéia surgiu entre os coordenadores Roni Muraoka (Jornalismo) e Eduardo Sperdutti (Letras), pois viam temas muito comuns entre os dois cursos.

A semana foi dividida em duas partes: na primeira, que acontecia antes do intervalo, as palestras eram voltadas para todos os alunos. Temas como o mercado do tradutor e do correspondente internacional, o domínio da língua portuguesa como ferramenta de trabalho e comunicação eficiente e o jornalismo literário foram apresentados para ambos os cursos, pois se tratavam de assuntos de interesse dos dois cursos. Na segunda parte, cada curso tinha palestras específicas que proporcionaram aos alunos um conhecimento mais profundo da profissão e um contato direto com profissionais que atuam no mercado de trabalho. Em jornalismo, por exemplo, o repórter fotográfico Humberto de Castro, da Rede Anhanguera de Comunicação, de Campinas, a repórter da Rede CBN, Patrícia Foganholo, e o chefe de redação da TV TEM, da sucursal de Jundiaí (filiada à Rede Globo), Fábio Donadone, trouxeram experiências reais aos alunos de suas atuações nos veículos  em que trabalham.

“Essa é uma forma eficiente de mostrar ao aluno que o que se diz dentro da Universidade é o que realmente acontece no mercado de trabalho. Isso proporciona maior credibilidade a UNIP, pois comprova que o corpo docente está capacitado para a realidade atual”, enfatiza o coordenador Muraoka.