Ciranda da Cultura

O curso de Letras da UNIP, campus Goiânia, participou da 1a Feira do Livro do Estado de Goiás e do 6o Encontro Nacional de Escritores. Os alunos e a professora Lúcia Janet da Silva Valle, responsável pela disciplina Teoria Literária, sob a coordenação da professora Maria das Graças Simão, participaram da 1a Feira do Livro do Estado de Goiás, no Centro de Convenções de Goiânia.

A feira aconteceu de 22 a 25 de maio de 2004, com ampla e diversificada programação. No dia 22 de maio, os alunos assistiram à palestra O ofício de escritor, proferida por Mario Prata. Alexandre Garcia esteve, no dia 23, proferindo sua palestra, com visitas dos alunos aos estandes de livros, conversando com os representantes das editoras. Já no dia 24, os estudantes assistiram à palestra Imprensa e Sociedade, com Paulo Bertrand, e participaram do Painel Ler é mais importante que estudar, com Ziraldo. Neste dia também participaram da noite de autógrafos com escritores locais. No dia 25, os alunos deliciaram-se com a maravilhosa palestra de Ariano Suassuna, Raízes da Cultura Brasileira.

O evento foi um sucesso, e os alunos sentiram-se privilegiados por conhecerem escritores locais, como Brasigóis Felício, Antônio José de Moura, Heleno Godói, Miguel Jorge, Zaira Turchi, José Fernandes, Vera Tietzmann Silva, Augusta Faro Fleury de Melo, entre outros.

Foram quatro dias em que os escritores, os livros e os leitores ficaram de mãos dadas em uma ciranda de cultura, interação e aprendizagem. Os alunos do curso de Letras puderam unir teoria e prática, provando mais uma vez que o ensino na Universidade vai além das salas de aula.